(GESTÃO EFICAZ DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA)

A formação dos Arquitetos e dos Engenheiros (no Brasil) privilegia o conteúdo técnico e dá menos importância à formação gerencial e empreendedora. Mesmo nas escolas que incluem na grade curricular disciplinas da área das Ciências Sociais não existe uma orientação no sentido de dar ao aluno o senso de importância desse conhecimento.

O resultado disso é que os profissionais formados (até mesmo os formados nas melhores universidades) apresentam uma lacuna importante na sua formação: os conhecimentos da área de Administração e Empreendedorismo. Os profissionais são formados para o trabalho, mas não são formados para o mercado do trabalho. Não têm noções sólidas de Gestão da Carreira e menos ainda de como criar ou gerir empreendimentos.

Por conta disso, raramente uma empresa de Arquitetura ou de Engenharia se torna lucrativa e bem sucedida antes de 15 ou 20 anos de existência. Nesses casos pode-se afirmar que o sucesso se deu muito mais como resultado de um processo de tentativas e erros do que como resultado de estratégias concebidas e implementadas à luz dos conhecimentos de Administração disponíveis para os Gestores.

As Teorias da Administração (que é uma Ciência Social Aplicada) determinam que ela trata, basicamente, das funções do Administrador:
(1) Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
(2) Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa;
(3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal e
(4) Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos).

Tudo isso precisa ser aplicado às quatro grandes áreas da Administração:
(a) Administração da Produção;
(b) Administração de Pessoas;
(c) Administração Financeira e
(d) Administração do Mercado – Marketing.

Os engenheiros e arquitetos, via de regra, não possuem esses conhecimentos quando concluem seus cursos superiores.
Isso faz com que os profissionais enfrentem dificuldades desnecessárias na condução dos seus negócios.




Curso dividido em quatro módulos de 4 horas, com exercícios individuais, visando fixação de conteúdos.
Ao final do curso o participante terá instrumentos e modelos que o permitirão entender o seu escritório como uma empresa que deve ser administrada de acordo com as teorias clássicas e modernas da Administração e Estratégia.

O profissional desenvolverá, durante o curso, algoritmos e ferramentas para a gestão dos processos de

a) PRODUÇÃO (sistematização dos processos produtivos)
b) FINANÇAS (controle financeiro; precificação dos serviços)
c) PESSOAL (seleção e treinamento da equipe de trabalho)
d) MARKETING (estratégias de conquista e manutenção de mercado)

1. Introdução a Administração
1.1 Conceitos fundamentais do Empreendedorismo
1.2 Modelo de Negócio
1.3 Plano de Negócio e Abertura de um Escritório
1.4 Teoria Geral da Administração (TGA) aplicada aos Escritórios de Engenharia e Arquitetura

2. Administração de Produção e Pessoal
2.1 Administração da produção (sistematização de processos produtivos)
2.2 Administração de recursos humanos (estruturação de equipes de trabalho)
2.3 Indicadores de Desempenho

3. Administração Financeira
3.1 Administração financeira
3.2 Ferramentas de controle financeiro da empresa
3.3 Remuneração de sócios em escritórios de Arquitetura e Engenharia
3.4 Precificação de serviços de Arquitetura e Engenharia

4. - Administração de Mercado
4.1 Marketing - Definições e Conceitos
4.2 Marketing de Serviços de Arquitetura e Engenharia
4.3 Diferencial Competitivo e Vantagem Competitiva
4.4 Publicidade e Propaganda para Escritórios de Arquitetura e Engenharia.





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