(GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS )

RESUMO
Arquitetura e Engenharia são profissões que demandam a prestação de serviços pessoais de nível superior. Trata-se de uma atividade que exige credibilidade e reputação. Isso geralmente resulta no desenvolvimento de uma marca pessoal. Porém, a marca pessoal desenvolvida pelo profissional pode ser valiosa ou não. Pode ser capaz de alavancar negócios e arregimentar conquistas pessoais e patrimoniais, ou não. Isso depende de como tiver sido construída e de como ela é gerida. MARCA PESSOAL é uma identidade com valor comercial associada a uma pessoa. Ela representa os valores e os diferenciais do indivíduo e transmite aos outros certezas de que determinados padrões estarão sempre presentes e determinados comportamentos serão sempre repetidos. Marcas pessoais são construídas sobre o arsenal de características, valores, crenças e comportamentos da pessoa. Uma marca pessoal valiosa é aquela que, quando associada a um produto agrega valor comercial: aumenta a demanda por aquele produto ou consolida a preferência do público consumidor. A formação dos Arquitetos e dos Engenheiros (no Brasil) privilegia o conteúdo técnico e dá menos importância à formação gerencial e empreendedora. Mesmo nas escolas que incluem na grade curricular disciplinas da área das Ciências Sociais não existe uma orientação no sentido de dar ao aluno o senso de importância desse conhecimento. O resultado disso é que os profissionais formados (até mesmo os formados nas melhores universidades) apresentam uma lacuna importante na sua formação: os conhecimentos necessários para a gestão da sua própria carreira, da sua marca pessoal e dos seus negócios. Nesse sentido, uma disciplina que ajude o profissional a conceituar corretamente termos como carreira, exercício profissional, imagem pública, marketing pessoal e marca pessoal é de grande importância como vetor que determina a diferença entre o sucesso e o fracasso na carreira.

CONTEÚDO
Curso dividido em quatro módulos de 4 horas, com exercícios individuais, visando fixação de conteúdos.

OBJETIVOS: Estimular o profissional executivo a assumir a responsabilidade de sua carreira, planejando e realizando investimentos em si mesmo, a partir da aplicação dos conceitos e ferramentas de gestão de carreira e do desenvolvimento de uma marca pessoal valiosa.

a) Esclarecer as definições e ramificações do Marketing, inclusive marketing pessoal, buscando evitar equívocos conceituais.

b) Sensibilizar os profissionais para a descoberta e otimização dos seus recursos pessoais através da discussão e implementações de ações relacionadas ao desenvolvimento de competências.

c) Capacitar o profissional a planejar e gerenciar sua carreira, incorporando conceitos, metodologias e tendências a este processo de gestão

Ao final do curso o participante terá informações e orientações para Administrar de forma eficaz e eficiente a sua imagem pública, utilizando recursos do marketing pessoal, visando obter, como resultado, uma marca pessoal valiosa.

PROGRAMA DO CURSO

1. Marketing Empresarial
1.1 Marketing Empresarial (definição e conceitos)
1.2 Marketing Pessoal I (Definições Conceitos e Elementos exteriores da Imagem Pública).
1.3 Exercício I (auto apresentação)

2 Marca Pessoal
2.1 Conceitos fundamentais.
2.2 Elementos essenciais da Marca Pessoal
2.2.1 Especialização
2.2.2 Atributos de Marca Pessoal (diferenciais competitivos)
2.2.3 Identidade visual
2.2.4 Visibilidade.

3 Gestão de Carreira
3.1 Conceitos Gerais sobre Carreira e Exercício Profissional
3.2 Fases da Carreira (fases da vida)
3.3 Plantações e Colheitas

4 Marketing Pessoal
4.1 A administração da Imagem Pública
4.2 Definição de Público
4.3 Elementos que compõem a imagem pública
4.3.1 Nome
4.3.2 Aparência física
4.3.3 Gestos e postura
4.3.4 Voz e vocabulário
4.3.5 Conhecimentos e habilidades profissionais
4.3.6 Conhecimentos e habilidades gerais
4.3.7 Marcas de personalidade
4.3.8 Marcas de caráter
4.3.9 Gostos e preferências
4.3.10 Visibilidade/disponibilidade

5. Encerramento
5.1 Resumo Geral dos Conceitos
5.2 Planejamento Estratégico de Carreira
5.3 Conclusões
5.4 Avaliação Final
5.5 Avaliação do curso pelos participantes


ÊNIO PADILHA
Engenheiro formado pela UFSC (1986) e Mestre em Administração pela UNIVALI (2007). Autor de livros sobre Administração de Negócios na Engenharia e Arquitetura (mais de 37 mil livros vendidos).
Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 17.000 profissionais e mais de 170 cidades de TODOS os estados brasileiros.

Para saber mais sobre Ênio Padilha, clique AQUI


INFORMAÇÕES GERAIS
Se você está interessado em promover, na sua entidade de classe, um curso ou palestra de Ênio Padilha faça download (abaixo) dos arquivos com informações adicionais (inclusive os valores cobrados).

INFORMAÇÕES COMERCIAIS PARA CONTRATAÇÃO - Documento .PDF - 1 pág.

Se precisar de informações que você não encontrou nesta página, por favor, envie e-mail para aurealoch.893@gmail.com. ou ligue 47-3361-7555



SE PREFERIR, converse diretamente com a OitoNoveTrês a partir do seu Whatsapp. Clique sobre a imagem abaixo:




www.oitonovetres.com.br - website da OitoNoveTrês Produções - versão 3.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções