UNIPLAC - LAGES-SC
(Foto: Ênio Padilha)

ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

Os bastidores dos negócios bem sucedidos: do processo de escolha dos sócios à determinação dos preços (passando pelo treinamento dos empregados, sistematização de processos,controle financeiro e Marketing)

ÊNIO PADILHA
3ª ed. 2017 - 200 páginas
ISBN 978-85-62689-80-2 - OitoNoveTrês Editora

Apresentação: Ricardo Meira (Arquiteto, Quadrante Arquitetura, Brasília)
Prefácio: Rodrigo Bandeira-de-Melo (Engenheiro e Professor da FGV, SP)



Clique AQUI e leia as primeiras 18 páginas do livro (até o final do primeiro capítulo)



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#101


POR QUE LER?



Este livro foi produzido durante 9 anos (entre 2004 e 2012). Contém o resultados de pesquisas e estudos feitos pelo autor em escritórios de Arquitetura e de Engenharia em todo o Brasil e também a experiência de colegas arquitetos e engenheiros debatidas no curso "Como Organizar e Administrar Escritórios de Arquitetura e de Engenharia" que foi apresentado em mais de 30 cidades de quase todos os estados brasileiros entre 2005 e 2011 (a partir de 2012 o curso recebeu novo conteúdo e passou a ter o título de "Administração de Escritórios de Arquitetura e de Engenharia").

O objetivo do trabalho é dar ao leitor os conhecimentos básicos de Administração para (à partir do zero) fazer o planejamento, a organização, a instalação e a sistematização do seu escritório, obtendo eficiência na gestão e eficácia nas estratégias.

Para isto optou-se por dar ao livro uma seqüência de conteúdo que vai da discussão sobre o Empreendedorismo (primeiro capítulo) até as questões sobre os diferenciais competitivos que levam à Vantagem Competitiva (no último capítulo, sobre Marketing).

Do segundo ao penúltimo capítulo o leitor se encontrará com um panorama geral sobre as Teorias da Administração (desde Taylor e Fayol até os nossos dias), informações (instrucões) para planejar e executar a abertura do escritório, e todas as tarefas, obrigações e responsabilidades do Administrador do Escritório nas quatro grandes áreas da Administração (Produção, Recursos Humanos, Financeiro e Mercado).

A Administração Financeira recebeu uma atenção especial, tendo sido dedicado a ela quatro dos doze capítulos do livro (60 páginas). São tratados, detalhadamente todos os custos de abrir um escritório, mantê-lo em operação e produzir serviços. Também é tratada a questão da remuneração do profissional e como separar as retiradas feitas à título de pro labore, remuneração por serviços técnicos e distribuição de lucros.

Um dos quatro capítulos é dedicado a discutir as formas de precificação mais utilizadas pelos profissionais e apresentar um novo modelo, baseados nos custos do escritório, na produtividade, na expectativa de lucro e também no "Fator K", determinado pelos diferenciais competitivos do escritório.

Boa leitura, bom trabalho e bons negócios.

OitoNoveTrês Editora






SUMÁRIO



1 O DIA EM QUE EU ABRI O MEU ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA
• Meu primeiro Escritório
• O Empreendedor, o Técnico e o Gerente (a metáfora, de Michael Gerber)

2 EMPREENDEDORISMO
• Características de um empreendedor
• Pode uma pessoa sem as características de um empreendedor tornar-se
um bom empresário?

3 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
• Tudo começou com Taylor
• Teoria da Administração Científica
• Teoria Clássica da Administração
• Teoria das Relações Humanas
• Teoria da Burocracia Estruturalista
• Teoria Neoclássica
• Teoria Comportamental
• Teoria dos Sistemas na Administração
• Teoria da Contingência
• Além das Teorias
• Conclusões deste capítulo

4 A CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA/ARQUITETURA
• Modelo de Negócio
• A sociedade entre profissionais
• Crenças Valores e Princípios
• A divisão das cotas entre os sócios

5 QUANTO CUSTA ABRIR UM ESCRITÓRIO
• Recursos de Capital Material
• Recursos de Capital Organizacional
• Recursos de Capital Humano
• Capital Social Inicial


6 TAREFAS E RESPONSABILIDADES
• O escritório dos sonhos
• As tarefas de um escritório
• Tarefas Técnicas
• Tarefas Administrativas
• A pirâmide das tarefas
• Conclusões preliminares
• Cargos e Funções
• O administrador profissional

7 O PASSO-A-PASSO PARA A CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO
• A contabilidade da empresa
• Responsabilidades do escritório de contabilidade
• O papel dos contadores na sobrevivência das micro e pequenas ampresas (Cláudio Raza)
• O Contrato Social
• O registro da empresa

8 AS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO
• Uma introdução ao estudo das grandes áreas da Administração

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
• O conceito de Administração da Produção
• Tarefas do Administrador da Produção
• Produtos de um Escritório de Arquitetura/Engenharia
• Projeto
• Consultoria e Assessoria
• O que precisa ser administrado
• O processo de transformação de insumos em produtos
• Sistematização de Processos (o desenvolvimento dos Algoritmos)
• Algoritmo de Tarefa
• Algoritmo de Serviço
• Ferramenta de Gestão (Ordem do Dia)
• Arranjos de Espaço Físico
• Manual Interno de Procedimentos Operacionais
• Definição do perfil das pessoas para a equipe de trabalho
• Definição do escopo dos produtos do escritório (o que deve estar
incluído no serviço oferecido ao mercado)
• Determinação do tempo necessário para a realização de cada serviço
oferecido ao mercado

10 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
• Os conceitos de Administração de Recursos Humanos
• As Tarefas do Administrador de RH
• Quem precisa de empregados
• Tarefas e rotinas operacionais de um escritório
• Por que arquitetos e engenheiros relutam tanto
em contratar uma secretária?
• Qual é o jeito certo de contratar uma secretária?
• O que o empregado quer (ou espera) do seu escritório
• O que o seu escritório deve querer (ou esperar) dos seus empregados
• O treinamento dos empregados e o sucesso do escritório
• Por onde começar
• A política Geral de RH

11 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1
• Os Conceitos Gerais de Administração Financeira
• As Tarefas do Administrador Financeiro
• Custo de Manutenção do Escritório (Custo Fixo Operacional)
• Conta 1201
• Carga tributária, informalidade e mortalidade empresarial.

12 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2
• Remuneração do Profissional em um Escritório
• Remuneração sobre serviços realizados
• Pro labore
• Distribuição de Lucros

13 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3
• Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo
(ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo)
• Apresentação sumaria do novo modelo de
precificação de serviços de Arquitetura e de Engenharia
• Uma palavrinha sobre precificação de serviços de
acordo com o senso comum
• Uma discussão (necessária) sobre os modelos de precificação existentes
(por que os modelos de precificação atualmente adotados estão
equivocados - e porque eles continuam sendo utilizados)
• Por que sou contra a existência de Tabelas de Honorários para Entidades de Classe
• Em cada Escritório uma tabela própria de honorários
• Um novo Modelo de Precificação para Serviços de Engenharia e de
Arquitetura

14 ADMINISTRAÇÃO DO MERCADO
• Tarefas do Administrador de Mercado (Gerente ou Diretor de Marketing)
• Breve história do marketing no mundo
• A definição de Marketing
• As características da prestação do serviço e o marketing
• Diferencial Competitivo e Vantagem Competitiva
• Breve apresentação da SCP e da RBV
• Heterogeneidade de Recursos e Diferencial Competitivo
• Os Recursos de um Escritório como fonte de Diferencial Competitivo
• Estrutura da empresa
• Imagem da empresa e dos seus proprietários
• Capacidade de Produção
• Preparo Técnico e empresarial
• Redes de Relacionamento

PALAVRAS FINAIS (CONCLUSÃO)






CRÉDITOS



texto:


Ênio Padilha



ilustrações:


Ênio Padilha



apresentação:


Ricardo Meira
(Arquiteto, Quadrante Arquitetura, Brasília)



prefácio:


Rodrigo Bandeira-de-Mello
(Engenheiro e Professor da FGV, SP)



capa:


Helena Loch
Ênio Padilha



foto na 4a capa:


Alberto Ruy



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Clara Padilha



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


OitoNoveTrês Produções e Eventos



MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO

Tudo o que o profissional precisa saber para acertar nos primeiros passos da carreira.

ÊNIO PADILHA
3ª ed. 2017 - 162 páginas
ISBN 978 85 67657 01 1

Prefácio: Carlos Alberto Kita Xavier (Engenheiro, Presidente do Crea-SC)

Leia as primeiras páginas do livro
(arquivo .PDF - 27 pág.)


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#110


POR QUE LER?



Não tá fácil pra ninguém. Imagina para os recém-formados da área de Engenharia!

Ingressar no mercado de trabalho nos dias de hoje é uma tarefa muito complicada. Existem dificuldades reais na economia do país e um clima de insegurança para os investimentos de empresas e financiadores. E os engenheiros (de qualquer área) precisam de um ambiente de planejamento e investimentos. A percepção de crise que permeia a sociedade não é uma coisa boa para quem está iniciando uma carreira na engenharia.

Aprender o caminho das pedras, entender o funcionamento do sistema e saber quais são as ferramentas mais importantes para a sobrevivência e progresso na profissão são coisas essenciais nesse momento. É exatamente aí que o livro MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO tem o seu lugar. Escrito a partir das pesquisas realizadas com profissionais de todo o Brasil, durante sete anos, o livro se propõe a ser um apoio para o enfrentamento das principais dificuldades típicas que os recém-formados enfrentam: o que deve ser priorizado? Quem é quem e quem faz o quê no Sistema de Organização Profissional? Como se manter atualizado tecnicamente? Como se apresentar às oportunidades do mercado de trabalho? Como (e por que?) construir uma boa Marca Pessoal?

O livro não promete milagres. Não resolve a vida, por exemplo, de quem não fez a lição de casa enquanto estava na faculdade. Engenharia é uma profissão que exige boa formação e o domínio de conhecimentos e habilidades que os estudantes não podem negligenciar. Mas o MANUAL consegue ser uma boa ferramenta para quem tem potencial mas não sabe como transformar isto em resultados. Apresenta conhecimentos e técnicas do universo das ciências sociais, que são essenciais para o sucesso dos profissionais.

O Crea-SC foi, mais uma vez, pioneiro na percepção dessa lacuna e assumiu o lançamento da primeira edição deste livro que surge com a possibilidade de ser, para os nossos dias, o que foram os manuais cheios de fórmulas de Física e de equações matemáticas que faziam o sucesso com os Engenheiros do século XX



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br







CRÉDITOS



texto:


Ênio Padilha



ilustrações:


Sérgio Santos



apresentação:


OitoNoveTrês



prefácio:


Carlos Alberto Kita Xavier
(Eng. Civil e Presidente do Crea-SC)



capa:


Helena Loch



foto na 4a capa:


Alberto Ruy



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



editoração eletrônica:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Clara Padilha



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


893 Produções e Eventos







SUMÁRIO



1 O RECÉM FORMADO
• Um manual para a gestão da carreira no Século XXI
• Carreira e Exercício Profissional
• O Discurso aos Engenheiros Recém Formados

2 E AGORA, ENGENHEIRO?
• A pressa é inimiga da perfeição
• As possibilidades da carreira de engenheiro
• Modelo de atuação profissional
• Especialidades ou áreas de atuação
• As especialidades da Engenharia
• Uma breve discussão sobre especializações na Engenharia do Brasil
• Carreira Profissional — Conceitos
• As fases da carreira de um engenheiro
• A primeira fase da carreira: Formação
• Carta a um Calouro de Engenharia

3 SEGUNDA FASE DA CARREIRA: HOJE
• Segunda fase da carreira: Recém-formado
• E aí? Fez a Lição de Casa?
• Segunda Carta a um Engenheiro Recém-Formado
• 10 Recomendações Importantes para o Recém-Formado
■ Elaborar um plano de aprendizagem
■ Aconselhar-se com ex-professores e profissionais veteranos
■ Entender a sua posição na cadeia produtiva
■ Montar uma boa biblioteca
■ Consolidar a fluência em um segundo idioma
■ Associar-se a uma entidade de classe
■ Dedicar-se à obtenção do conhecimento prático
■ Obter uma especialização operacional
■ Não levar em conta a remuneração na hora de escolher o primeiro emprego
■ Não fazer poupança financeira
As fases seguintes na carreira do Engenheiro

4 TALENTO ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA
• Talento
• Organização
• Disciplina

5 MARKETING PESSOAL
• Marketing Pessoal x Autopromoção
• Público

6 IMAGEM PÚBLICA
• A metáfora do quebra-cabeças (Lígia Fascioni)
• Elementos que compõem a imagem pública
■ Nome
■ Aparência Física
■ Gestos e Postura
■ Voz e Vocabulário
■ Conhecimentos e habilidades profissionais
■ Conhecimentos e habilidades gerais
■ Marcas de Personalidade
■ Marcas de Caráter
■ Gostos e Preferências
■ Visibilidade e Disponibilidade

7 MARCA PESSOAL
• Quanto vale a marca “Fulano de tal”?
• O que é uma marca
• Elementos de sustentação de uma marca pessoal
• Especialização
• Atributos permanentes da marca
• Identidade Visual
• Visibilidade

8 O SISTEMA PROFISSIONAL
• Quem é quem e quem faz o quê no Sistema
• Universidades
• Conselhos Profissionais (Crea e Confea)
• Sindicatos
• Entidades de Classe
• Mútua
• Cooperativas de Crédito
• Como um recém-formado pode se beneficiar do sistema profissional de Engenharia

9 DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL
• A deontologia na prática
• A ética profissional no dia-a-dia
• A responsabilidade técnica, civil e criminal dos profissionais

10 MULHER, ENGENHEIRA E RECÉM-FORMADA
• Não é impossível. Apenas um pouco mais difícil
• Alguns bons exemplos de mulheres bem sucedidas na profissão
• De engenheira para engenheira: um artigo de Lígia Fascioni

11 APLICAÇÕES PRÁTICAS E PRESCRIÇÕES
• Teste: Potencial de Empregabilidade
• Como preparar o seu currículo
• Como se preparar para uma entrevista de emprego
• Como se vestir para uma entrevista
• Como se comportar numa entrevista de emprego
• O que o empregador espera de um engenheiro recém-formado
• Por que alguns engenheiros recém formados tem mais dificuldade para encontrar oportunidades de trabalho

ARQUITETO 1.0

Um manual para o profissional recém-formado.

JEAN TOSETTO e ÊNIO PADILHA
1ª ed. 2015 - 176 páginas
ISBN 978 85 67657 02 8

Prefácio: Alan Cury (Arquiteto e Urbanista)

Leia o primeiro capítulo do livro (ESTUDOS PRELIMINARES)
(arquivo .PDF - 29 pág.)


R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

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#111


POR QUE LER?



O livro "Arquiteto 1.0 - Um manual para o profissional recém-formado" é inspirador, a começar pelo fato de ser escrito pelas mãos de um engenheiro (Padilha) e um arquiteto (Tosetto), um sinal de que a "rivalidade" é coisa ultrapassada. 

A leitura estimula a confiança daqueles que sonham projetar e compreender a relação entre o êxito profissional e o seu entorno, seus limites pessoais e suas possibilidades, chamando para si o cuidado com seu futuro. 

Espero que os jovens arquitetos e os arquitetos jovens (com mais de 40 anos) utilizem este livro não só para leitura, mas sobretudo para consultas diárias e encontrem nele a segurança e os conselhos necessários a uma carreira de êxito. Não se trata neste manual de induzir o recém-formado a administrar sua carreira de forma tradicional, trata-se, antes, de responder aos desafios atuais da profissão e propor alternativas para o seu desenvolvimento, afinal o mundo está em constante transformação.

O tempo de retorno do investimento em um escritório; a criação de uma cartela de clientes; sazonalidade; custos e valoração de serviços. Mesmo com tantos obstáculos enfrentados pelo recém-formado a obra inclui histórias reais de profissionais que venceram em suas carreiras e nos mostra que o sucesso está ao nosso alcance.

Aconselho a leitura a todos, não somente aos recém-formados como o titulo propõe,  afinal em nossa profissão estamos sempre nos revisitando, reinventando e redescobrindo. É uma leitura magnífica, estimulante, positiva e descontraída.



JAMILE TORMANN - Arquiteta e Lighting Designer
www.jamiletormann.com.br | contato@jamiletormann.com





CRÉDITOS



texto:


Jean Tosetto e Ênio Padilha



ilustrações:


Fernando Rebelo



apresentação:


Jamile Tormann e Dorys Daher



prefácio:


Alan Cury
(Arquiteto e Urbanista)



capa:


Helena Loch e Jean Tosetto



foto na 4a capa:


Alberto Ruy e Renata Tosetto



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



Diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Jean Tosetto



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


OitoNoveTres Produções







SUMÁRIO



1. ESTUDOS PRELIMINARES – Por Jean Tosetto
• A proposta deste manual
• Novas demandas e novas tecnologias
• O Brasil não precisa de um novo Niemeyer
• Mobilidade urbana e acessibilidade universal
• Menos ego – mais eco
• Memoriais versus “in memoriam”

2. E AGORA, ARQUITETO? – Por Jean Tosetto
• As possibilidades na carreira para arquiteto
• O serviço público
• O emprego na iniciativa privada
• O trabalho como autônomo
• O escritório formalmente constituído
• Empresas de construções e incorporações
• O perfil do arquiteto moderno
• Atributos e áreas de atuação
• Carreira ou sacerdócio?
• A primeira fase da carreira: formação
• Carta ao calouro (Ênio Padilha)

3. ARQUITETO POR CONTA PRÓPRIA – Por Jean Tosetto
• Carteira profissional do CAU
• Inscrição Municipal
• Previdência Social
• Carnê-Leão
• O Escritório
• Pacote completo: renda maior e valorização profissional

4. DE ESTUDANTE A EMPREENDEDOR – Por Jean Tosetto
• Trabalhar para aprender, antes de receber
• O tempo é um precioso ativo
• Plano de Carreira rima com Educação Financeira
• Em linhas gerais

5. COMUNIQUE A AÇÃO – Por Jean Tosetto
• Só o conhecimento não basta
• Cenários e públicos diferentes
• Nos canteiros de obras
• Nos balcões de repartições públicas e burocráticas
• Nos balcões do mercado e das representações comerciais
• Na mesa do escritório com outros profissionais
• Na mesa do escritório com os clientes
• A metáfora das baterias
• O segundo idioma

6. MARKETING PESSOAL – Por Ênio Padilha
• Marketing Pessoal x Autopromoção
• Público

7. IMAGEM PÚBLICA – Por Ênio Padilha
• A metáfora do quebra-cabeças (Lígia Fascioni)
• Elementos que compõem a imagem pública
# Nome
# Aparência Física
# Gestos e Postura
# Voz e Vocabulário
# Conhecimentos e habilidades profissionais
# Conhecimentos e habilidades gerais
# Marcas de Personalidade
# Marcas de Caráter
# Gostos e Preferências
# Visibilidade e Disponibilidade

8. MARCA PESSOAL – Por Ênio Padilha
• Quanto vale a marca “Fulano de tal”?
• O que é uma marca
• Elementos de sustentação de uma marca pessoal
# Especialização
# Atributos permanentes da marca
# Identidade Visual
# Visibilidade

9. SISTEMA DE APOIO AO PROFISSIONAL – Por Jean Tosetto
• Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU
• Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU
• Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA
• Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
• Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA
• Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP
• Associações locais mistas
• Isolamento e ostracismo

10. QUESTÕES ÉTICAS QUE INCIDEM SOBRE OS NOVATOS – Por Jean Tosetto
• Propinas, comissões & reservas técnicas
• Não seja responsável por aquilo que não lhe compete
• Por falar em acobertamento...
• Se você não é perito, não dê um parecer informal

11. APLICAÇÕES PRÁTICAS E PRESCRIÇÕES – Por Ênio Padilha
• Teste: Potencial de Empregabilidade
• Algumas considerações sobre o teste
• Como preparar o seu currículo
• Como se preparar para uma entrevista de emprego
• Como se vestir para uma entrevista
• Como se comportar numa entrevista de emprego
• O que o empregador espera de um arquiteto recém-formado
• Por que alguns arquitetos recém-formados tem mais dificuldade para encontrar oportunidades de trabalho

12. PROJETOS EM ANDAMENTO – Por Jean Tosetto
• Quando a remuneração pelo trabalho é aprender e se destacar
• O empreendedor com espírito de arquiteto
• Um pioneiro na fronteira do crescimento
• O futuro da Arquitetura pertence a elas
• Agora é a sua vez!

MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA

Os conceitos fundamentais de marketing aplicados à Prestação de Serviços de Arquitetura e Engenharia

ÊNIO PADILHA
9ª edição - 2015
160 páginas
ISBN 85-89833-04-6

Um livro fundamental que apresenta toda a conceituação de marketing e informações precisas de como ele se aplica à prestação de serviços de Engenharia e Arquitetura.

R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

LEIA UM CAPÍTULO DO LIVRO
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#120


SOBRE O LIVRO



Um livro fundamental que apresenta toda a conceituação de marketing e informações precisas de como ele se aplica à prestação de serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

“Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia” é, acima de tudo, um livro útil.
Cada um dos seus 14 capítulos têm começo, meio e fim, permitindo uma leitura independente.
Assim, o livro funciona como um indispensável “manual de gestão empresarial” para a atividade profisional.
Escrito em linguagem clara, direta e objetiva, destaca-se de outros livros de marketing pela “didática precisa”, reconhecida por diversos profissionais (de engenharia, de arquitetura, de agronomia e, especialmente, profissionais de marketing).
Um dos primeiros livros escritos no Brasil sobre o assunto e, sem dúvida, o de maior repercussão, “Marketing para Engenharia e Arquitetura” não é apenas o trabalho de um profissional de marketing. É, sobretudo, um texto “de engenheiro”, traduzindo para a realidade do dia-a-dia dos profissionais de Engenharia e de Arquitetura os conceitos fundamentais e as principais técnicas de marketing.
A leitura atenta e a aplicação prática dos ensinamentos contidos neste livro certamente irão promover mudanças positivas no desempenho empresarial e comercial do leitor e de sua empresa.

(para referência)

PADILHA, Ênio. Marketing para Engenharia e Arquitetura. 9.ed. Balneário Camboriú: 893 Editora, 2015. 160p.




SUMÁRIO



1 MARKETING. ESSE FAMOSO DESCONHECIDO
• Teste os seus Conhecimentos
• É Puro Marketing
• Do Escambo ao E-marketing
• O que é e o que não é Marketing
• Respostas ao Teste

2 SERVIÇO. UM PRODUTO "DIFERENTE"
• Intangibilidade
• Inseparabilidade
• Variabilidade
• Inarmazenabilidade
• Improtegibilidade
• Precificação Subjetiva
• As Características da prestação de Serviços de Arquitetura e de Engenharia (ou por que negociar serviços de Engenharia ou de Arquitetura é ainda mais complicado?
• Produto de Consumo Restrito
• Produto com Alta Componente Intelectual Agregada
• Produto Intermediário
• Produtos com Vantagens e Benefícios não-evidentes ao cliente

3. MERCADO. UMA VISÃO AMPLIADA
• Empresa e Cliente
• Clientes Vampiros
• Clientes Ruins
• Clientes Bons
• Clientes VIP
• Como Lidar com Isso
• Como Identificar os Clientes
• No fim das contas o seu cliente é uma pessoa
• O Concorrente
• O Fornecedor
• As Variáveis Sócio-Econômicas, Políticas e Culturais

4. MIX DE MARKETING
• Os 4P’s do Marketing

5. POLÍTICAS DE MERCADO
• Macropolítica de Produto
• Política de concepção do produto (Macropolítica de Produto)
• Os vendedores de Brocas
• Política de Pesquisa & Desenvolvimento (Macropolítica de Produto)
• Política de Pesquisa de Mercado (Macropolítica de Produto)
• Política de Procedimentos (Macropolítica de Produto)
• Política de Pessoal (Macropolítica de Produto)

• Macropolítica de Preços
• Política de Precificação (Macropolítica de Preços)
• Política de Negociação (Macropolítica de Preços)

• Macropolítica de Ponto Comercial
• Política de Instalações (Macropolítica de Ponto Comercial)
• Política de Disponibilização (Macropolítica de Ponto Comercial)

• Macropolítica de Promoção
• Política de Identidade Visual (Macropolítica de Promoção)
• Política de Relações Públicas (Macropolítica de Promoção)
• Política de Propaganda (Macropolítica de Promoção)
• Política de Vendas (Macropolítica de Promoção)
• Política de Pós-Vendas (Macropolítica de Promoção)
• Política de Parcerias (Macropolítica de Promoção)

6. A EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS
• O triângulo do marketing de serviços

7. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DURANTE O PROCESSO DE COMPRA
• O Reconhecimento do Problema
• A Busca de Informações
• A Avaliação de Alternativas
• A Decisão de Compra
• Processo de Produção/Consumo
• O Comportamento Pós-Compra

8. QUALIDADE E MARKETING
• Pronto Atendimento/Disponibilidade
• Orçamento Claro e Objetivo
• Preço Adequado ao Mercado
• Qualidade Intrínseca
• Evidências Físicas
• Cumprimento dos Prazos
• Capacidade de Assumir Responsabilidades
• Limpeza e Ordem no Local de Serviço
• Atendimento a Normas de Segurança do Trabalho
• Empatia - Compromisso com o Cliente

9. CRIATIVIDADE NO MARKETING DE SERVIÇOS
• Sistema de Informação de Marketing
• Tecnologias de Informação
• Quem precisa de um SIM

10. PESQUISA EM MARKETING
• Pesquisa em Marketing
• Pesquisa de Origem
• Pesquisa de Satisfação de Cliente

11. PROPAGANDA E PUBLICIDADE
• O que é Publicidade e o que Propaganda ?
• Mídia
• Veículos de Comunicação Corporativa
• Mala-direta
• Cartão de Visitas
• Panfletos
•Telefone
• Visita Pessoal
• Propaganda Boca a Boca
• Placa de Obra

12. MARKETING E INTERNET
• O marketing na rede

13. O MARKETING E OS ERROS PROFISSIONAIS
• O que fazer quando se erra um pênalti?

14. DEONTOLOGIA, ÉTICA, QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E MARKETING
• Qualidade, Produtividade e Marketing
• Os 3 fundamentos para o sucesso de uma empresa de Engenharia ou Arquitetura


• Bibliografia Recomendada

NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

ÊNIO PADILHA
5ª ed. 2018
176 páginas
Apresentação de Maria Clara de Maio (editora da Revista Lume Arquitetura – São Paulo)
Prefácio de Manoel Henrique Campos Botelho (Autor do livro “Concreto Armado, Eu te Amo”)
ISBN: 978-85-7782-010-8

R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)




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#140


SOBRE O LIVRO



Neste 5º livro Ênio Padilha aborda uma das principais dificuldades enfrentadas por engenheiros e arquitetos em todo o Brasil: a negociação dos serviços.

Como nos livros anteriores, mitos e crenças disseminadas pelo senso comum são atacados e desfeitos à força de esclarecimentos técnicos e um conjunto de argumentos que podem ser utilizados pelos profissionais no campo.

Baseado nos cursos apresentados desde 1997 e que já contaram com a participação de 15.000 profissionais em 155 cidades de TODOS os estados Brasileiros, o livro parte de um conjunto de pressupostos intrigantes (e instigantes), como, por exemplo o de que “os clientes não sabem comprar serviços de engenharia e arquitetura e este deve ser o primeiro problema a ser enfrentado pelos profissionais”; outro pressuposto é o de que “os clientes dos engenheiros e arquitetos não são sensíveis ao preço. A questão do preço não é um problema real. É, antes, uma consequência do comportamento dos profissionais nas negociações.”; além disso, o livro dedica-se a explorar as diversas particularidades dos serviços de Engenharia e Arquitetura e as consequências que essas características apresentam para o marketing e para as negociações.

A idéia é não perder de vista que negociar e vender serviços de Engenharia e Arquitetura não é tarefa para principiantes. É preciso conhecer bem o terreno, dominar o jogo e saber a hora e a vez de cada lance.

O livro abordará os mesmos tópicos do curso homônimo e terá alguns capítulos adicionais como, por exemplo, um capítulo sobre "ORÇAMENTOS E CONTRATOS", incluindo exemplos completos.

A Novidade deste livro é um capítulo especialmente dedicado aos recém-formados, mostrando que “a coisa não é tão feia como parece”.



SUMÁRIO



Conclusões
Ao final da leitura deste livro, esperamos que você esteja convencido do seguinte...

Bibliografia Recomendada
Marketing e Empreendedorismo (geral)
Marketing de Serviços
Marketing de Engenharia e Arquitetura e Construção Civil
Marketing Pessoal e Imagem Pública
Negociações e Vendas
História da Engenharia

Prefácio (Manoel Henrique Campos Botelho)

1. Por que negociar serviços é tão complicado?
Intangibilidade
Inseparabilidade
Variabilidade
Inarmazenabilidade
Improtegibilidade
Precificação subjetiva

2. Por que negociar serviços de Engenharia ou de Arquitetura é ainda mais complicado?
As características particulares de serviços de Engenharia e de Arquitetura que tornam a negociação mais complexa. Como superar esses obstáculos e como vencer resistências e alterar a percepção do cliente sobre o produto
Produto de consumo restrito
Produto com alto componente intelectual agregado
Produto intermediário
Produto com vantagens e benefícios não-evidentes ao cliente
Conclusão deste capítulo e do anterior

3. Marketing: o pré-vendas
Sobre a história do Marketing (box)
Problemas locais. Angústias pessoais
Os pecados de Marketing
Os mandamentos de Marketing para Engenheiros e Arquitetos

4. Para vender é preciso oferecer. O que é que o marketing tem a ver com vendas?
Serviços de Engenharia e Arquitetura
Como conseguir o primeiro contato com o cliente
A importância do primeiro contato (como agir)

5. Afinal, o que Engenheiros e Arquitetos vendem? E por que algumas vezes, ao invés de vender, preferimos dar de graça?
Soluções de Engenharia, Soluções de Arquitetura
A Consulta Técnica
O Estudo Preliminar

6. Fundamentos de um bom vendedor (de serviços de Engenharia e Arquitetura)
Pequenos e grandes detalhes que fazem diferença na hora da negociação

Competência técnica
Credibilidade
Segurança
Cultura geral e sensibilidade
Fluência verbal e Capacidade de argumentação
Senso de humor
Boa imagem pública
Estabilidade emocional e paciência
Disponibilidade, acessibilidade

7. Os principais obstáculos e armadilhas da Negociação
Insegurança do profissional diante do cliente
Negócios “de amigo” com amigos e parentes
Cliente e profissional não se entendem quanto aos limites da negociação
O engenheiro ou arquiteto precisa encarar um comprador “profissional”

8. A questão do preço: como encarar o bicho-papão das negociações: a resistência e as objeções do cliente ao preço.
Como lidar com as objeções de preço
E os descontos? Afinal, pode-se falar em descontos?
O cliente que diz não ter dinheiro para pagar o preço pedido está mentindo deliberadamente?
E a história de que “o seu concorrente faz por menos”?
Os critérios para precificação dos serviços (uma discussão sobre Tabelas de Honorários)

9. Os principais pecados de Marketing cometidos por engenheiros e arquitetos em suas negociações
Usar a mídia errada
Não ter sempre à mão o seu cartão de visitas ...
Dizer que “isto é fácil de resolver” diante do problema apresentado pelo cliente ...
Permitir que o cliente tenha expectativas irreais quanto aos resultados do seu serviço
Tranqüilizar o cliente (antes de ser contratado)
Falar sem pensar
Dar respostas antes de ter certeza de haver entendido a pergunta ...
Tentar separar a imagem profissional da imagem pessoal
Acreditar que todo cliente satisfeito vai falar bem do serviço recebido e gerar novos clientes
Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço

10. Técnicas e Recursos que podem funcionar durante as negociações de serviços de Engenharia e Arquitetura
Dar mostras de estabilidade profissional e financeira
Conversar sobre amenidades
Apresentar uma lista de clientes atendidos
Mostrar fotografias
Propor um tour pelas obras ...
Apresentar orçamentos claros e bem acompanhados ...
Evitar o velho truque da folga (gordura) no preço ...
Linkar clientes antigos (ou simplesmente anteriores)
Usar o território ...
Equilibrar (ou desiquilibrar) o jogo
Esclarecer quanto custa não fazer
Antecipar-se aos argumentos ...
Mostrar o serviço pronto
Preparar-se para o escambo ...
Definir o próximo passo ...

11. Orçamentos, Negociações e Contratos
As múltiplas utilidades de um orçamento
A forma de apresentação de um orçamento - o conteúdo básico de um orçamento eficiente ...
Como transformar um orçamento em um contrato (as principais diferenças entre orçamento e contrato)

12. Considerações Finais e Sugestões Gerais: algumas palavras sobre Valorização Profissional
Algumas palavras sobre Valorização Profissional
Dignidade...
Realização...
Reconhecimento...
Segurança...
Futuro...



COMBO (três livros + Manual do Engenheiro Recém-Formado)

TRÊS LIVROS + MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO
• MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA (R$ 45,00).
• ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQ. E ENG. (R$ 60,00)
• NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENG. E ARQ. (R$ 45,00)
• MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADOL. (R$ 45,00)

Total: R$ 160,00 (Falhou a matemática, DE NOVO?! Não. É o preço especial para a compra do pacote completo. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#161

COMBO (três livros + Arquiteto 1.0)

QUATRO LIVROS + ARQUITETO 1.0
• MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA (R$ 45,00).
• ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQ. E ENG. (R$ 60,00)
• NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENG. E ARQ. (R$ 45,00)
• ARQUITETO 1.0. (R$ 45,00)

Total: R$ 160,00 (Falhou a matemática, DE NOVO?! Não. É o preço especial para a compra do pacote completo. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#162

PACOTE (10 exemplares do livro ARQUITETO 1.0)

10 exemplares do livro ARQUITETO 1.0
• ARQUITETO 1.0. (R$ 45,00)

Total: R$ 350,00 (Não. Não está errado o cálculo! É o preço especial para a compra do pacote com 10 exemplares. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#165

PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS

Tudo o que o Cirurgião Dentista Precisa Saber
CLARA PADILHA
ELI NAMBA

1ª ed. 2013 - 176 páginas
ISBN 978-85-62689-80-2

Apresentação: Clara Padilha (Cirurgiã Dentista, Balneário Camboriú-SC)
Prefácio: Daniel Bonotto (Professor Doutor em Odontologia, Curitiba-PR)

R$ 80,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#210


POR QUE LER?



O que o Futebol Americano nos EUA, o Rugby na Nova Zelândia e o MMA no Brasil têm em comum? Todos esses esportes, através da sua posição de popularidade nesses três países prestam um grande serviço não só aos seus torcedores, mas também à comunidade odontológica. Através destes esportes, o uso dos protetores bucais vem sendo disseminado. O trauma decorrente de atividades desportivas, embora imprevisível, pode muitas vezes ser prevenido, com um dispositivo que já provou ser a alternativa mais eficaz, eficiente e barata encontrada pela Odontologia - o protetor bucal customizado para o atleta.

A responsabilidade da Odontologia, através dos cirurgiões-dentistas, é fomentar o uso dos protetores bucais, em todos os esportes. Mas como fazer isso se, mesmo entre os profissionais da área, as dúvidas são frequentes?

Este livro vai prepará-lo para orientar corretamente todo paciente-atleta que estiver em seu consultório, para o uso do protetor bucal, com informações que contemplam desde o seu histórico, materiais mais utilizados, tipos de protetores bucais existentes, características dos protetores, influência dos protetores em indicadores fisiológicos, contra-indicações no uso dos protetores bucais, bem como a correta confecção destes, da moldagem até a entrega do protetor ao paciente e orientações de uso e manutenção.

Aproveite este manual para o cirurgião-dentista do esporte, referência constante para o dia a dia deste profissional.

OitoNoveTrês Editora







SUMÁRIO



• Prefácio (Prof. Dr. Daniel Bonotto) (10)

• Apresentação (Dra. Clara Padilha) (12)

1 HISTÓRICO (15)

2 MATERIAIS UTILIZADOS PARA CONFECÇÃO DE PROTETORES BUCAIS (21)

3 PROTETORES BUCAIS - CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO (29)
• Protetores Universais (tipo I) (38)
• Protetores Termoplásticos (Tipo II) (40)
• Protetores Customizados (Tipo III) (49)
• Protetores Customizados Laminados (Tipo IV) (51)
• Protetores Customizados Otimizadores (Tipo V) (53)
• Protetores Bucais Externos (Grades) (61)

4 CARACTERÍSTICAS DOS PROTETORES BUCAIS (63)

5 INCLUSÃO DE IMAGENS NOS PROTETORES BUCAIS (71)

6 ATITUDES E COMPORTAMENTOS DE ATLETAS, TÉCNICOS, PAIS E CIRURGIÕES-DENTISTAS EM RELAÇÃO AOS PROTETORES BUCAIS (73)

7 PROTETORES BUCAIS E INDICADORES FISIOLÓGICOS (83)

8 INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES (89)

9 CONFECÇÃO DO PROTETOR BUCAL CUSTOMIZADO (93)
• Tipo III (99)
• Tipo IV (105)

10 ENTREGA DO PROTETOR BUCAL CUSTOMIZADO AO ATLETA (109)

11 MANUTENÇÃO, ARMAZENAMENTO E HIGIENIZAÇÃO DO PROTETOR BUCAL ESPORTIVO (PBE) (111)

12 PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS "ALTERNATIVOS" (115)

13 PROTETORES BUCAIS 3D (117)

14 PERGUNTAS E RESPOSTAS - MITOS E VERDADES (119)

CONSIDERAÇÕES FINAIS (125)
• Agradecimentos (127)
• Referências (129)





CRÉDITOS



texto:


Clara Padilha e Eli Namba



ilustrações:


Autores diversos, identificados



apresentação:


Clara Padilha
(Cirurgiã Dentista, Balneário Camboriú-SC)



prefácio:


Rodrigo Bonotto
(Professor Doutor em Odontologia, Curitiba-PR)



capa:


Sílvia Nogueira



foto na 4a capa:


Top Line
Eli Namba



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Clara Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



Diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Carol Silva



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


Clara Padilha e Eli Namba



ISBN:


978-85-62689-80-2



ODONTOLOGIA DO ESPORTE

Um novo caminho, uma nova especialidade
ELI NAMBA - CLARA PADILHA
(organizadores)

1ª ed. 2016 - 372 páginas
ISBN 978-85-60023-16-5
Editora Ponto

Apresentação: Hilton Gurgel (Cirurgião Dentista, Msc, Natal-RN)
Prefácio: Edvaldo Rosa (Professor Doutor, Curitiba-PR)

R$ 320,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#220


POR QUE LER?




A Odontologia do Esporte se tornou especialidade em 2015 no Brasil, apresentando um nicho que pode (e deve!) ser explorado pelos profissionais da área.

Celebrando esse marco da Odontologia a Editora Ponto lança o mais completo livro sobre o tema, com capítulos inéditos como, por exemplo, o trabalho do CUTMAN, doenças infecto-inflamatórias e alterações no tecido muscular, preparo e planejamento para o atendimento odontológico emergencial e pós-traumatismo, ortodontia lingual entre outros, além de documentos históricos e relatos de cirurgiões-dentistas de clubes nacionais.

Os autores continuam seu trabalho dentro da Odontologia do Esporte, já iniciado em seu livro dedicado apenas aos Protetores Bucais Esportivos, ampliando e aprofundando os conhecimentos dentro desta nova especialidade.

Além de um novo mercado de trabalho, é uma nova linha de pesquisa que engrandece a Odontologia e transformará a maneira que as equipes esportivas visualizam o cirurgião-dentista dentro do contexto esportivo. Aliada ao esporte a Odontologia pode se tornar ainda mais útil para a sociedade e contribuir cada vez mais para a construção do desenvolvimento humano.

Este livro caracteriza-se neste contexto como leitura obrigatória para os estudantes e profissionais da saúde que desejam se inserir neste meio, almejando maior participação nas vitórias de seus pacientes atletas!







SUMÁRIO



Capítulo 1 – Introdução à odontologia do esporte

Capítulo 2 – Fisiologia do exercício

Capítulo 3 – Imunologia e exercício

Capítulo 4 – Doenças infectoinflamatórias bucais e alterações no tecido muscular

Capítulo 5 – Traumatismo nos esportes

Capítulo 6 – Traumatismo alveolodentários no esporte

Capítulo 7 – Traumatismo orofacial no esporte

Capítulo 8 – Preparo e planejamento para o atendimento odontológico emergencial e pós-traumatismo

Capítulo 9 – Protetores bucais esportivos

Capítulo 10 – Protetores faciais para esporte

Capítulo 11 – A odontologia nas artes marciais - Cutman

Capítulo 12 – Etiologia da maloclusão

Capítulo 13 – A ortodontia e o padrão respiratório

Capítulo 14 – Ortodontia lingual como opção no esporte

Capítulo 15 – Dor orofacial e DTM em atletas

Capítulo 16 – Doença periodontal, manifestações sistêmicas e desempenho físico

Capítulo 17 – Doping e a odontologia do esporte

Capítulo 18 – Odontologia e nutrição esportiva

Capítulo 19 – Fisiologia das glândulas salivares e variações sialoquímicas durante a atividade física

Capítulo 20 – Fisioterapia e a odontologia do esporte

Capítulo 21 – A Acupuntura nos tratamentos da odontologia do esporte

Capítulo 22 – Reabilitação oral em atletas

Capítulo 23 – Considerações adicionais para o atendimento do atleta

Capítulo 24 – Prontuário Modelo para o Atendimento do Atleta





CRÉDITOS



texto:


Eli Luis Namba e Clara Padilha



ilustrações e imagens:


Autores diversos, identificados



apresentação:


Hilton Gurgel
(Mestre em Odontologia, Natal)



prefácio:


Edvaldo Rosa
(PhD, Curitiba-PR)



capa:


Helena Loch e Daiane Machado





projeto gráfico:


Daiane Machado



revisão gramatical
e ortográfica:


Giovanni Secco e Silvana Pisani



Diagramação:


Daiane Machado



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Editora Ponto



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


Eli Luis Namba e Clara Padilha



ISBN:


978-85-60023-16-5



#QUASEDENTISTA

#quasedentista: Manual do cirurgião-dentista recém-formado.

CLARA PADILHA, MARIA FERNANDA BELATTO e CAMILA KUHNEN
1ª ed. 2016 - 148 páginas
ISBN 978-85-67657-03-5

Prefácio: Roberto Caproni (Cirurgião-Dentista)

Leia as primeiras páginas (QUASE UM CIRURGIÃO-DENTISTA)
(arquivo .PDF - 20 pág.)


R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

(ATENÇÃO: Consulte a editora para adquirir o livro em quantidades maiores)



#230


CRÉDITOS



texto:


Clara Padilha, Maria Fernanda Belatto e Camila Kühnen



ilustrações:


Nicole Souza e Ana Carolina Costa Borges



prefácio:


Roberto Caproni
(Cirurgião-Dentista)



capa:


Fabrício Pereira e Clarice Lopes



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



Diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Clara Padilha, Maria Fernanda Belatto e Camila Kühnen



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


OitoNoveTres Produções







SUMÁRIO



PREFÁCIO – Roberto Caproni


APRESENTAÇÃO - Quase um Cirurgião-dentista


#CENÁRIO DA ODONTOLOGIA

• De Onde Viemos?

• Onde Estamos?

• Para Aonde Vamos?


# ME FORMEI!

• Sua Carreira Começou Faz Tempo

• A Pressa É Inimiga da Perfeição

• O que o Empregador e a Sociedade Esperam de um Cirurgião-dentista Recém-formado?

• Em que Direção Posso Caminhar?

• Como Avaliar estas Possibilidades Considerando o Cenário Atual?


# FASES DA CARREIRA

• Primeira fase: Aprendizado

• Segunda fase: Coragem

• Terceira fase: Colheita


# APOSENTADORIA, SIM JÁ É HORA DE PENSAR NISSO!

• Previdência Social e Aposentadoria Especial

• Previdência Privada Vale a Pena?


# RECOMENDAÇÕES PARA O RECÉM-FORMADO

• Elabore um Plano de Carreira

• Aconselhe-se com Outros Profissionais da Área

• Dedique-se a Obtenção de Conhecimento Prático

• Entenda sua Posição na Cadeia Produtiva

• Monte uma Boa Biblioteca (na estante ou na nuvem)

• Estabeleça Parcerias

• Aprenda a Trabalhar em Equipe

• Remuneração Não É um Bom Critério de Escolha do Primeiro Emprego

• Remuneração Não É um Bom Critério de Escolha de Especialidade

• Respeitar a marca Odontologia

• Faça um Seguro

• Faça Exercícios Físicos e Cuida da sua Saúde


# MARKETING

• O que É Marketing? Quais as suas Ferramentas?

• Marketing na Odontologia

• Percepção dos Pacientes

• Costumer Relationship Management

• Segmentação de Mercado e Posicionamento Estratégico

• Possíveis Estratégias de Marketing na Odontologia

• A Revolução do Marketing Digital

• Sustentabilidade e Responsabilidade Social
• Marketing Pessoal

• Branding: Seu Nome é a sua Marca


# FINANÇAS PESSOAIS

• Dicas Importantes para o Recém-formado

• E se eu Resolver Investir, Quais as Opções?

• Entenda a Partir de Quando e Como Deve Ser Feita a Declaração de Renda

• Pessoa Física

• Pessoa Jurídica


# ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

• Como é que eu, no exercício da Odontologia, estou interferindo no futuro da minha profissão?

• Que ambiente profissional estou deixando de herança para os cirurgiões-dentistas que estarão se formando daqui a 20 anos?

• A Responsabilidade Técnica, Civil e Criminal do Profissionais


# SISTEMA PROFISSIONAL

• Quem é Quem? Quem Faz o Quê?

• Como o Profissional Recém-Formado pode se Beneficiar


# MÃOS À OBRA

• Onde Encontrar Oportunidades de Emprego?

• Dicas para Preparar o seu Currículo

• Como se Preparar para uma Entrevista

• Durante a Entrevista

• Softwares e Aplicativos que podem Auxiliar o Recém-Formado

• Análise SWOT

• Canvas


#AUTOCONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

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