UNIPLAC - LAGES-SC
(Foto: Ênio Padilha)

ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

Os bastidores dos negócios bem sucedidos: do processo de escolha dos sócios à determinação dos preços (passando pelo treinamento dos empregados, sistematização de processos,controle financeiro e Marketing)

ÊNIO PADILHA
3ª ed. 2017 - 200 páginas
ISBN 978-85-62689-80-2 - OitoNoveTrês Editora

Apresentação: Ricardo Meira (Arquiteto, Quadrante Arquitetura, Brasília)
Prefácio: Rodrigo Bandeira-de-Melo (Engenheiro e Professor da FGV, SP)



Clique AQUI e leia as primeiras 18 páginas do livro (até o final do primeiro capítulo)



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#101


POR QUE LER?



Este livro foi produzido durante 9 anos (entre 2004 e 2012). Contém o resultados de pesquisas e estudos feitos pelo autor em escritórios de Arquitetura e de Engenharia em todo o Brasil e também a experiência de colegas arquitetos e engenheiros debatidas no curso "Como Organizar e Administrar Escritórios de Arquitetura e de Engenharia" que foi apresentado em mais de 30 cidades de quase todos os estados brasileiros entre 2005 e 2011 (a partir de 2012 o curso recebeu novo conteúdo e passou a ter o título de "Administração de Escritórios de Arquitetura e de Engenharia").

O objetivo do trabalho é dar ao leitor os conhecimentos básicos de Administração para (à partir do zero) fazer o planejamento, a organização, a instalação e a sistematização do seu escritório, obtendo eficiência na gestão e eficácia nas estratégias.

Para isto optou-se por dar ao livro uma seqüência de conteúdo que vai da discussão sobre o Empreendedorismo (primeiro capítulo) até as questões sobre os diferenciais competitivos que levam à Vantagem Competitiva (no último capítulo, sobre Marketing).

Do segundo ao penúltimo capítulo o leitor se encontrará com um panorama geral sobre as Teorias da Administração (desde Taylor e Fayol até os nossos dias), informações (instrucões) para planejar e executar a abertura do escritório, e todas as tarefas, obrigações e responsabilidades do Administrador do Escritório nas quatro grandes áreas da Administração (Produção, Recursos Humanos, Financeiro e Mercado).

A Administração Financeira recebeu uma atenção especial, tendo sido dedicado a ela quatro dos doze capítulos do livro (60 páginas). São tratados, detalhadamente todos os custos de abrir um escritório, mantê-lo em operação e produzir serviços. Também é tratada a questão da remuneração do profissional e como separar as retiradas feitas à título de pro labore, remuneração por serviços técnicos e distribuição de lucros.

Um dos quatro capítulos é dedicado a discutir as formas de precificação mais utilizadas pelos profissionais e apresentar um novo modelo, baseados nos custos do escritório, na produtividade, na expectativa de lucro e também no "Fator K", determinado pelos diferenciais competitivos do escritório.

Boa leitura, bom trabalho e bons negócios.

OitoNoveTrês Editora






SUMÁRIO



1 O DIA EM QUE EU ABRI O MEU ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA
• Meu primeiro Escritório
• O Empreendedor, o Técnico e o Gerente (a metáfora, de Michael Gerber)

2 EMPREENDEDORISMO
• Características de um empreendedor
• Pode uma pessoa sem as características de um empreendedor tornar-se
um bom empresário?

3 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
• Tudo começou com Taylor
• Teoria da Administração Científica
• Teoria Clássica da Administração
• Teoria das Relações Humanas
• Teoria da Burocracia Estruturalista
• Teoria Neoclássica
• Teoria Comportamental
• Teoria dos Sistemas na Administração
• Teoria da Contingência
• Além das Teorias
• Conclusões deste capítulo

4 A CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA/ARQUITETURA
• Modelo de Negócio
• A sociedade entre profissionais
• Crenças Valores e Princípios
• A divisão das cotas entre os sócios

5 QUANTO CUSTA ABRIR UM ESCRITÓRIO
• Recursos de Capital Material
• Recursos de Capital Organizacional
• Recursos de Capital Humano
• Capital Social Inicial


6 TAREFAS E RESPONSABILIDADES
• O escritório dos sonhos
• As tarefas de um escritório
• Tarefas Técnicas
• Tarefas Administrativas
• A pirâmide das tarefas
• Conclusões preliminares
• Cargos e Funções
• O administrador profissional

7 O PASSO-A-PASSO PARA A CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO
• A contabilidade da empresa
• Responsabilidades do escritório de contabilidade
• O papel dos contadores na sobrevivência das micro e pequenas ampresas (Cláudio Raza)
• O Contrato Social
• O registro da empresa

8 AS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO
• Uma introdução ao estudo das grandes áreas da Administração

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
• O conceito de Administração da Produção
• Tarefas do Administrador da Produção
• Produtos de um Escritório de Arquitetura/Engenharia
• Projeto
• Consultoria e Assessoria
• O que precisa ser administrado
• O processo de transformação de insumos em produtos
• Sistematização de Processos (o desenvolvimento dos Algoritmos)
• Algoritmo de Tarefa
• Algoritmo de Serviço
• Ferramenta de Gestão (Ordem do Dia)
• Arranjos de Espaço Físico
• Manual Interno de Procedimentos Operacionais
• Definição do perfil das pessoas para a equipe de trabalho
• Definição do escopo dos produtos do escritório (o que deve estar
incluído no serviço oferecido ao mercado)
• Determinação do tempo necessário para a realização de cada serviço
oferecido ao mercado

10 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
• Os conceitos de Administração de Recursos Humanos
• As Tarefas do Administrador de RH
• Quem precisa de empregados
• Tarefas e rotinas operacionais de um escritório
• Por que arquitetos e engenheiros relutam tanto
em contratar uma secretária?
• Qual é o jeito certo de contratar uma secretária?
• O que o empregado quer (ou espera) do seu escritório
• O que o seu escritório deve querer (ou esperar) dos seus empregados
• O treinamento dos empregados e o sucesso do escritório
• Por onde começar
• A política Geral de RH

11 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1
• Os Conceitos Gerais de Administração Financeira
• As Tarefas do Administrador Financeiro
• Custo de Manutenção do Escritório (Custo Fixo Operacional)
• Conta 1201
• Carga tributária, informalidade e mortalidade empresarial.

12 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2
• Remuneração do Profissional em um Escritório
• Remuneração sobre serviços realizados
• Pro labore
• Distribuição de Lucros

13 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3
• Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo
(ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo)
• Apresentação sumaria do novo modelo de
precificação de serviços de Arquitetura e de Engenharia
• Uma palavrinha sobre precificação de serviços de
acordo com o senso comum
• Uma discussão (necessária) sobre os modelos de precificação existentes
(por que os modelos de precificação atualmente adotados estão
equivocados - e porque eles continuam sendo utilizados)
• Por que sou contra a existência de Tabelas de Honorários para Entidades de Classe
• Em cada Escritório uma tabela própria de honorários
• Um novo Modelo de Precificação para Serviços de Engenharia e de
Arquitetura

14 ADMINISTRAÇÃO DO MERCADO
• Tarefas do Administrador de Mercado (Gerente ou Diretor de Marketing)
• Breve história do marketing no mundo
• A definição de Marketing
• As características da prestação do serviço e o marketing
• Diferencial Competitivo e Vantagem Competitiva
• Breve apresentação da SCP e da RBV
• Heterogeneidade de Recursos e Diferencial Competitivo
• Os Recursos de um Escritório como fonte de Diferencial Competitivo
• Estrutura da empresa
• Imagem da empresa e dos seus proprietários
• Capacidade de Produção
• Preparo Técnico e empresarial
• Redes de Relacionamento

PALAVRAS FINAIS (CONCLUSÃO)






CRÉDITOS



texto:


Ênio Padilha



ilustrações:


Ênio Padilha



apresentação:


Ricardo Meira
(Arquiteto, Quadrante Arquitetura, Brasília)



prefácio:


Rodrigo Bandeira-de-Mello
(Engenheiro e Professor da FGV, SP)



capa:


Helena Loch
Ênio Padilha



foto na 4a capa:


Alberto Ruy



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Clara Padilha



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


OitoNoveTrês Produções e Eventos



MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO

Tudo o que o profissional precisa saber para acertar nos primeiros passos da carreira.

ÊNIO PADILHA
2ª ed. 2015 - 162 páginas
ISBN 978 85 67657 01 1

Prefácio: Carlos Alberto Kita Xavier (Engenheiro, Presidente do Crea-SC)

Leia as primeiras páginas do livro
(arquivo .PDF - 27 pág.)


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#110


POR QUE LER?



Não tá fácil pra ninguém. Imagina para os recém-formados da área de Engenharia!

Ingressar no mercado de trabalho nos dias de hoje é uma tarefa muito complicada. Existem dificuldades reais na economia do país e um clima de insegurança para os investimentos de empresas e financiadores. E os engenheiros (de qualquer área) precisam de um ambiente de planejamento e investimentos. A percepção de crise que permeia a sociedade não é uma coisa boa para quem está iniciando uma carreira na engenharia.

Aprender o caminho das pedras, entender o funcionamento do sistema e saber quais são as ferramentas mais importantes para a sobrevivência e progresso na profissão são coisas essenciais nesse momento. É exatamente aí que o livro MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO tem o seu lugar. Escrito a partir das pesquisas realizadas com profissionais de todo o Brasil, durante sete anos, o livro se propõe a ser um apoio para o enfrentamento das principais dificuldades típicas que os recém-formados enfrentam: o que deve ser priorizado? Quem é quem e quem faz o quê no Sistema de Organização Profissional? Como se manter atualizado tecnicamente? Como se apresentar às oportunidades do mercado de trabalho? Como (e por que?) construir uma boa Marca Pessoal?

O livro não promete milagres. Não resolve a vida, por exemplo, de quem não fez a lição de casa enquanto estava na faculdade. Engenharia é uma profissão que exige boa formação e o domínio de conhecimentos e habilidades que os estudantes não podem negligenciar. Mas o MANUAL consegue ser uma boa ferramenta para quem tem potencial mas não sabe como transformar isto em resultados. Apresenta conhecimentos e técnicas do universo das ciências sociais, que são essenciais para o sucesso dos profissionais.

O Crea-SC foi, mais uma vez, pioneiro na percepção dessa lacuna e assumiu o lançamento da primeira edição deste livro que surge com a possibilidade de ser, para os nossos dias, o que foram os manuais cheios de fórmulas de Física e de equações matemáticas que faziam o sucesso com os Engenheiros do século XX



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br







CRÉDITOS



texto:


Ênio Padilha



ilustrações:


Sérgio Santos



apresentação:


OitoNoveTrês



prefácio:


Carlos Alberto Kita Xavier
(Eng. Civil e Presidente do Crea-SC)



capa:


Helena Loch



foto na 4a capa:


Alberto Ruy



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



editoração eletrônica:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Clara Padilha



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


893 Produções e Eventos







SUMÁRIO



1 O RECÉM FORMADO
• Um manual para a gestão da carreira no Século XXI
• Carreira e Exercício Profissional
• O Discurso aos Engenheiros Recém Formados

2 E AGORA, ENGENHEIRO?
• A pressa é inimiga da perfeição
• As possibilidades da carreira de engenheiro
• Modelo de atuação profissional
• Especialidades ou áreas de atuação
• As especialidades da Engenharia
• Uma breve discussão sobre especializações na Engenharia do Brasil
• Carreira Profissional — Conceitos
• As fases da carreira de um engenheiro
• A primeira fase da carreira: Formação
• Carta a um Calouro de Engenharia

3 SEGUNDA FASE DA CARREIRA: HOJE
• Segunda fase da carreira: Recém-formado
• E aí? Fez a Lição de Casa?
• Segunda Carta a um Engenheiro Recém-Formado
• 10 Recomendações Importantes para o Recém-Formado
■ Elaborar um plano de aprendizagem
■ Aconselhar-se com ex-professores e profissionais veteranos
■ Entender a sua posição na cadeia produtiva
■ Montar uma boa biblioteca
■ Consolidar a fluência em um segundo idioma
■ Associar-se a uma entidade de classe
■ Dedicar-se à obtenção do conhecimento prático
■ Obter uma especialização operacional
■ Não levar em conta a remuneração na hora de escolher o primeiro emprego
■ Não fazer poupança financeira
As fases seguintes na carreira do Engenheiro

4 TALENTO ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA
• Talento
• Organização
• Disciplina

5 MARKETING PESSOAL
• Marketing Pessoal x Autopromoção
• Público

6 IMAGEM PÚBLICA
• A metáfora do quebra-cabeças (Lígia Fascioni)
• Elementos que compõem a imagem pública
■ Nome
■ Aparência Física
■ Gestos e Postura
■ Voz e Vocabulário
■ Conhecimentos e habilidades profissionais
■ Conhecimentos e habilidades gerais
■ Marcas de Personalidade
■ Marcas de Caráter
■ Gostos e Preferências
■ Visibilidade e Disponibilidade

7 MARCA PESSOAL
• Quanto vale a marca “Fulano de tal”?
• O que é uma marca
• Elementos de sustentação de uma marca pessoal
• Especialização
• Atributos permanentes da marca
• Identidade Visual
• Visibilidade

8 O SISTEMA PROFISSIONAL
• Quem é quem e quem faz o quê no Sistema
• Universidades
• Conselhos Profissionais (Crea e Confea)
• Sindicatos
• Entidades de Classe
• Mútua
• Cooperativas de Crédito
• Como um recém-formado pode se beneficiar do sistema profissional de Engenharia

9 DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL
• A deontologia na prática
• A ética profissional no dia-a-dia
• A responsabilidade técnica, civil e criminal dos profissionais

10 MULHER, ENGENHEIRA E RECÉM-FORMADA
• Não é impossível. Apenas um pouco mais difícil
• Alguns bons exemplos de mulheres bem sucedidas na profissão
• De engenheira para engenheira: um artigo de Lígia Fascioni

11 APLICAÇÕES PRÁTICAS E PRESCRIÇÕES
• Teste: Potencial de Empregabilidade
• Como preparar o seu currículo
• Como se preparar para uma entrevista de emprego
• Como se vestir para uma entrevista
• Como se comportar numa entrevista de emprego
• O que o empregador espera de um engenheiro recém-formado
• Por que alguns engenheiros recém formados tem mais dificuldade para encontrar oportunidades de trabalho

ARQUITETO 1.0

Um manual para o profissional recém-formado.

JEAN TOSETTO e ÊNIO PADILHA
1ª ed. 2015 - 176 páginas
ISBN 978 85 67657 02 8

Prefácio: Alan Cury (Arquiteto e Urbanista)

Leia o primeiro capítulo do livro (ESTUDOS PRELIMINARES)
(arquivo .PDF - 29 pág.)


R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

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#111


POR QUE LER?



O livro "Arquiteto 1.0 - Um manual para o profissional recém-formado" é inspirador, a começar pelo fato de ser escrito pelas mãos de um engenheiro (Padilha) e um arquiteto (Tosetto), um sinal de que a "rivalidade" é coisa ultrapassada. 

A leitura estimula a confiança daqueles que sonham projetar e compreender a relação entre o êxito profissional e o seu entorno, seus limites pessoais e suas possibilidades, chamando para si o cuidado com seu futuro. 

Espero que os jovens arquitetos e os arquitetos jovens (com mais de 40 anos) utilizem este livro não só para leitura, mas sobretudo para consultas diárias e encontrem nele a segurança e os conselhos necessários a uma carreira de êxito. Não se trata neste manual de induzir o recém-formado a administrar sua carreira de forma tradicional, trata-se, antes, de responder aos desafios atuais da profissão e propor alternativas para o seu desenvolvimento, afinal o mundo está em constante transformação.

O tempo de retorno do investimento em um escritório; a criação de uma cartela de clientes; sazonalidade; custos e valoração de serviços. Mesmo com tantos obstáculos enfrentados pelo recém-formado a obra inclui histórias reais de profissionais que venceram em suas carreiras e nos mostra que o sucesso está ao nosso alcance.

Aconselho a leitura a todos, não somente aos recém-formados como o titulo propõe,  afinal em nossa profissão estamos sempre nos revisitando, reinventando e redescobrindo. É uma leitura magnífica, estimulante, positiva e descontraída.



JAMILE TORMANN - Arquiteta e Lighting Designer
www.jamiletormann.com.br | contato@jamiletormann.com





CRÉDITOS



texto:


Jean Tosetto e Ênio Padilha



ilustrações:


Fernando Rebelo



apresentação:


Jamile Tormann e Dorys Daher



prefácio:


Alan Cury
(Arquiteto e Urbanista)



capa:


Helena Loch e Jean Tosetto



foto na 4a capa:


Alberto Ruy e Renata Tosetto



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



Diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Jean Tosetto



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


OitoNoveTres Produções







SUMÁRIO



1. ESTUDOS PRELIMINARES – Por Jean Tosetto
• A proposta deste manual
• Novas demandas e novas tecnologias
• O Brasil não precisa de um novo Niemeyer
• Mobilidade urbana e acessibilidade universal
• Menos ego – mais eco
• Memoriais versus “in memoriam”

2. E AGORA, ARQUITETO? – Por Jean Tosetto
• As possibilidades na carreira para arquiteto
• O serviço público
• O emprego na iniciativa privada
• O trabalho como autônomo
• O escritório formalmente constituído
• Empresas de construções e incorporações
• O perfil do arquiteto moderno
• Atributos e áreas de atuação
• Carreira ou sacerdócio?
• A primeira fase da carreira: formação
• Carta ao calouro (Ênio Padilha)

3. ARQUITETO POR CONTA PRÓPRIA – Por Jean Tosetto
• Carteira profissional do CAU
• Inscrição Municipal
• Previdência Social
• Carnê-Leão
• O Escritório
• Pacote completo: renda maior e valorização profissional

4. DE ESTUDANTE A EMPREENDEDOR – Por Jean Tosetto
• Trabalhar para aprender, antes de receber
• O tempo é um precioso ativo
• Plano de Carreira rima com Educação Financeira
• Em linhas gerais

5. COMUNIQUE A AÇÃO – Por Jean Tosetto
• Só o conhecimento não basta
• Cenários e públicos diferentes
• Nos canteiros de obras
• Nos balcões de repartições públicas e burocráticas
• Nos balcões do mercado e das representações comerciais
• Na mesa do escritório com outros profissionais
• Na mesa do escritório com os clientes
• A metáfora das baterias
• O segundo idioma

6. MARKETING PESSOAL – Por Ênio Padilha
• Marketing Pessoal x Autopromoção
• Público

7. IMAGEM PÚBLICA – Por Ênio Padilha
• A metáfora do quebra-cabeças (Lígia Fascioni)
• Elementos que compõem a imagem pública
# Nome
# Aparência Física
# Gestos e Postura
# Voz e Vocabulário
# Conhecimentos e habilidades profissionais
# Conhecimentos e habilidades gerais
# Marcas de Personalidade
# Marcas de Caráter
# Gostos e Preferências
# Visibilidade e Disponibilidade

8. MARCA PESSOAL – Por Ênio Padilha
• Quanto vale a marca “Fulano de tal”?
• O que é uma marca
• Elementos de sustentação de uma marca pessoal
# Especialização
# Atributos permanentes da marca
# Identidade Visual
# Visibilidade

9. SISTEMA DE APOIO AO PROFISSIONAL – Por Jean Tosetto
• Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU
• Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU
• Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA
• Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
• Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA
• Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP
• Associações locais mistas
• Isolamento e ostracismo

10. QUESTÕES ÉTICAS QUE INCIDEM SOBRE OS NOVATOS – Por Jean Tosetto
• Propinas, comissões & reservas técnicas
• Não seja responsável por aquilo que não lhe compete
• Por falar em acobertamento...
• Se você não é perito, não dê um parecer informal

11. APLICAÇÕES PRÁTICAS E PRESCRIÇÕES – Por Ênio Padilha
• Teste: Potencial de Empregabilidade
• Algumas considerações sobre o teste
• Como preparar o seu currículo
• Como se preparar para uma entrevista de emprego
• Como se vestir para uma entrevista
• Como se comportar numa entrevista de emprego
• O que o empregador espera de um arquiteto recém-formado
• Por que alguns arquitetos recém-formados tem mais dificuldade para encontrar oportunidades de trabalho

12. PROJETOS EM ANDAMENTO – Por Jean Tosetto
• Quando a remuneração pelo trabalho é aprender e se destacar
• O empreendedor com espírito de arquiteto
• Um pioneiro na fronteira do crescimento
• O futuro da Arquitetura pertence a elas
• Agora é a sua vez!

MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA

Os conceitos fundamentais de marketing aplicados à Prestação de Serviços de Arquitetura e Engenharia

ÊNIO PADILHA
9ª edição - 2015
160 páginas
ISBN 85-89833-04-6

Um livro fundamental que apresenta toda a conceituação de marketing e informações precisas de como ele se aplica à prestação de serviços de Engenharia e Arquitetura.

R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

LEIA UM CAPÍTULO DO LIVRO
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#120


SOBRE O LIVRO



Um livro fundamental que apresenta toda a conceituação de marketing e informações precisas de como ele se aplica à prestação de serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

“Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia” é, acima de tudo, um livro útil.
Cada um dos seus 14 capítulos têm começo, meio e fim, permitindo uma leitura independente.
Assim, o livro funciona como um indispensável “manual de gestão empresarial” para a atividade profisional.
Escrito em linguagem clara, direta e objetiva, destaca-se de outros livros de marketing pela “didática precisa”, reconhecida por diversos profissionais (de engenharia, de arquitetura, de agronomia e, especialmente, profissionais de marketing).
Um dos primeiros livros escritos no Brasil sobre o assunto e, sem dúvida, o de maior repercussão, “Marketing para Engenharia e Arquitetura” não é apenas o trabalho de um profissional de marketing. É, sobretudo, um texto “de engenheiro”, traduzindo para a realidade do dia-a-dia dos profissionais de Engenharia e de Arquitetura os conceitos fundamentais e as principais técnicas de marketing.
A leitura atenta e a aplicação prática dos ensinamentos contidos neste livro certamente irão promover mudanças positivas no desempenho empresarial e comercial do leitor e de sua empresa.

(para referência)

PADILHA, Ênio. Marketing para Engenharia e Arquitetura. 9.ed. Balneário Camboriú: 893 Editora, 2015. 160p.




SUMÁRIO



1 MARKETING. ESSE FAMOSO DESCONHECIDO
• Teste os seus Conhecimentos
• É Puro Marketing
• Do Escambo ao E-marketing
• O que é e o que não é Marketing
• Respostas ao Teste

2 SERVIÇO. UM PRODUTO "DIFERENTE"
• Intangibilidade
• Inseparabilidade
• Variabilidade
• Inarmazenabilidade
• Improtegibilidade
• Precificação Subjetiva
• As Características da prestação de Serviços de Arquitetura e de Engenharia (ou por que negociar serviços de Engenharia ou de Arquitetura é ainda mais complicado?
• Produto de Consumo Restrito
• Produto com Alta Componente Intelectual Agregada
• Produto Intermediário
• Produtos com Vantagens e Benefícios não-evidentes ao cliente

3. MERCADO. UMA VISÃO AMPLIADA
• Empresa e Cliente
• Clientes Vampiros
• Clientes Ruins
• Clientes Bons
• Clientes VIP
• Como Lidar com Isso
• Como Identificar os Clientes
• No fim das contas o seu cliente é uma pessoa
• O Concorrente
• O Fornecedor
• As Variáveis Sócio-Econômicas, Políticas e Culturais

4. MIX DE MARKETING
• Os 4P’s do Marketing

5. POLÍTICAS DE MERCADO
• Macropolítica de Produto
• Política de concepção do produto (Macropolítica de Produto)
• Os vendedores de Brocas
• Política de Pesquisa & Desenvolvimento (Macropolítica de Produto)
• Política de Pesquisa de Mercado (Macropolítica de Produto)
• Política de Procedimentos (Macropolítica de Produto)
• Política de Pessoal (Macropolítica de Produto)

• Macropolítica de Preços
• Política de Precificação (Macropolítica de Preços)
• Política de Negociação (Macropolítica de Preços)

• Macropolítica de Ponto Comercial
• Política de Instalações (Macropolítica de Ponto Comercial)
• Política de Disponibilização (Macropolítica de Ponto Comercial)

• Macropolítica de Promoção
• Política de Identidade Visual (Macropolítica de Promoção)
• Política de Relações Públicas (Macropolítica de Promoção)
• Política de Propaganda (Macropolítica de Promoção)
• Política de Vendas (Macropolítica de Promoção)
• Política de Pós-Vendas (Macropolítica de Promoção)
• Política de Parcerias (Macropolítica de Promoção)

6. A EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS
• O triângulo do marketing de serviços

7. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DURANTE O PROCESSO DE COMPRA
• O Reconhecimento do Problema
• A Busca de Informações
• A Avaliação de Alternativas
• A Decisão de Compra
• Processo de Produção/Consumo
• O Comportamento Pós-Compra

8. QUALIDADE E MARKETING
• Pronto Atendimento/Disponibilidade
• Orçamento Claro e Objetivo
• Preço Adequado ao Mercado
• Qualidade Intrínseca
• Evidências Físicas
• Cumprimento dos Prazos
• Capacidade de Assumir Responsabilidades
• Limpeza e Ordem no Local de Serviço
• Atendimento a Normas de Segurança do Trabalho
• Empatia - Compromisso com o Cliente

9. CRIATIVIDADE NO MARKETING DE SERVIÇOS
• Sistema de Informação de Marketing
• Tecnologias de Informação
• Quem precisa de um SIM

10. PESQUISA EM MARKETING
• Pesquisa em Marketing
• Pesquisa de Origem
• Pesquisa de Satisfação de Cliente

11. PROPAGANDA E PUBLICIDADE
• O que é Publicidade e o que Propaganda ?
• Mídia
• Veículos de Comunicação Corporativa
• Mala-direta
• Cartão de Visitas
• Panfletos
•Telefone
• Visita Pessoal
• Propaganda Boca a Boca
• Placa de Obra

12. MARKETING E INTERNET
• O marketing na rede

13. O MARKETING E OS ERROS PROFISSIONAIS
• O que fazer quando se erra um pênalti?

14. DEONTOLOGIA, ÉTICA, QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E MARKETING
• Qualidade, Produtividade e Marketing
• Os 3 fundamentos para o sucesso de uma empresa de Engenharia ou Arquitetura


• Bibliografia Recomendada

NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

ÊNIO PADILHA
4ª ed. 2014
176 páginas
Apresentação de Maria Clara de Maio (editora da Revista Lume Arquitetura – São Paulo)
Prefácio de Manoel Henrique Campos Botelho (Autor do livro “Concreto Armado, Eu te Amo”)
ISBN: 978-85-7782-010-8

R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)




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#140


SOBRE O LIVRO



Neste 5º livro Ênio Padilha aborda uma das principais dificuldades enfrentadas por engenheiros e arquitetos em todo o Brasil: a negociação dos serviços.

Como nos livros anteriores, mitos e crenças disseminadas pelo senso comum são atacados e desfeitos à força de esclarecimentos técnicos e um conjunto de argumentos que podem ser utilizados pelos profissionais no campo.

Baseado nos cursos apresentados desde 1997 e que já contaram com a participação de 15.000 profissionais em 155 cidades de TODOS os estados Brasileiros, o livro parte de um conjunto de pressupostos intrigantes (e instigantes), como, por exemplo o de que “os clientes não sabem comprar serviços de engenharia e arquitetura e este deve ser o primeiro problema a ser enfrentado pelos profissionais”; outro pressuposto é o de que “os clientes dos engenheiros e arquitetos não são sensíveis ao preço. A questão do preço não é um problema real. É, antes, uma consequência do comportamento dos profissionais nas negociações.”; além disso, o livro dedica-se a explorar as diversas particularidades dos serviços de Engenharia e Arquitetura e as consequências que essas características apresentam para o marketing e para as negociações.

A idéia é não perder de vista que negociar e vender serviços de Engenharia e Arquitetura não é tarefa para principiantes. É preciso conhecer bem o terreno, dominar o jogo e saber a hora e a vez de cada lance.

O livro abordará os mesmos tópicos do curso homônimo e terá alguns capítulos adicionais como, por exemplo, um capítulo sobre "ORÇAMENTOS E CONTRATOS", incluindo exemplos completos.

A Novidade deste livro é um capítulo especialmente dedicado aos recém-formados, mostrando que “a coisa não é tão feia como parece”.



SUMÁRIO



Conclusões
Ao final da leitura deste livro, esperamos que você esteja convencido do seguinte...

Bibliografia Recomendada
Marketing e Empreendedorismo (geral)
Marketing de Serviços
Marketing de Engenharia e Arquitetura e Construção Civil
Marketing Pessoal e Imagem Pública
Negociações e Vendas
História da Engenharia

Prefácio (Manoel Henrique Campos Botelho)

1. Por que negociar serviços é tão complicado?
Intangibilidade
Inseparabilidade
Variabilidade
Inarmazenabilidade
Improtegibilidade
Precificação subjetiva

2. Por que negociar serviços de Engenharia ou de Arquitetura é ainda mais complicado?
As características particulares de serviços de Engenharia e de Arquitetura que tornam a negociação mais complexa. Como superar esses obstáculos e como vencer resistências e alterar a percepção do cliente sobre o produto
Produto de consumo restrito
Produto com alto componente intelectual agregado
Produto intermediário
Produto com vantagens e benefícios não-evidentes ao cliente
Conclusão deste capítulo e do anterior

3. Marketing: o pré-vendas
Sobre a história do Marketing (box)
Problemas locais. Angústias pessoais
Os pecados de Marketing
Os mandamentos de Marketing para Engenheiros e Arquitetos

4. Para vender é preciso oferecer. O que é que o marketing tem a ver com vendas?
Serviços de Engenharia e Arquitetura
Como conseguir o primeiro contato com o cliente
A importância do primeiro contato (como agir)

5. Afinal, o que Engenheiros e Arquitetos vendem? E por que algumas vezes, ao invés de vender, preferimos dar de graça?
Soluções de Engenharia, Soluções de Arquitetura
A Consulta Técnica
O Estudo Preliminar

6. Fundamentos de um bom vendedor (de serviços de Engenharia e Arquitetura)
Pequenos e grandes detalhes que fazem diferença na hora da negociação

Competência técnica
Credibilidade
Segurança
Cultura geral e sensibilidade
Fluência verbal e Capacidade de argumentação
Senso de humor
Boa imagem pública
Estabilidade emocional e paciência
Disponibilidade, acessibilidade

7. Os principais obstáculos e armadilhas da Negociação
Insegurança do profissional diante do cliente
Negócios “de amigo” com amigos e parentes
Cliente e profissional não se entendem quanto aos limites da negociação
O engenheiro ou arquiteto precisa encarar um comprador “profissional”

8. A questão do preço: como encarar o bicho-papão das negociações: a resistência e as objeções do cliente ao preço.
Como lidar com as objeções de preço
E os descontos? Afinal, pode-se falar em descontos?
O cliente que diz não ter dinheiro para pagar o preço pedido está mentindo deliberadamente?
E a história de que “o seu concorrente faz por menos”?
Os critérios para precificação dos serviços (uma discussão sobre Tabelas de Honorários)

9. Os principais pecados de Marketing cometidos por engenheiros e arquitetos em suas negociações
Usar a mídia errada
Não ter sempre à mão o seu cartão de visitas ...
Dizer que “isto é fácil de resolver” diante do problema apresentado pelo cliente ...
Permitir que o cliente tenha expectativas irreais quanto aos resultados do seu serviço
Tranqüilizar o cliente (antes de ser contratado)
Falar sem pensar
Dar respostas antes de ter certeza de haver entendido a pergunta ...
Tentar separar a imagem profissional da imagem pessoal
Acreditar que todo cliente satisfeito vai falar bem do serviço recebido e gerar novos clientes
Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço

10. Técnicas e Recursos que podem funcionar durante as negociações de serviços de Engenharia e Arquitetura
Dar mostras de estabilidade profissional e financeira
Conversar sobre amenidades
Apresentar uma lista de clientes atendidos
Mostrar fotografias
Propor um tour pelas obras ...
Apresentar orçamentos claros e bem acompanhados ...
Evitar o velho truque da folga (gordura) no preço ...
Linkar clientes antigos (ou simplesmente anteriores)
Usar o território ...
Equilibrar (ou desiquilibrar) o jogo
Esclarecer quanto custa não fazer
Antecipar-se aos argumentos ...
Mostrar o serviço pronto
Preparar-se para o escambo ...
Definir o próximo passo ...

11. Orçamentos, Negociações e Contratos
As múltiplas utilidades de um orçamento
A forma de apresentação de um orçamento - o conteúdo básico de um orçamento eficiente ...
Como transformar um orçamento em um contrato (as principais diferenças entre orçamento e contrato)

12. Considerações Finais e Sugestões Gerais: algumas palavras sobre Valorização Profissional
Algumas palavras sobre Valorização Profissional
Dignidade...
Realização...
Reconhecimento...
Segurança...
Futuro...



VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Artigos e ensaios sobre a Valorização Profissional de Engenheiros e Arquitetos.

Ênio Padilha
2ª ed. 2014 (IMPORTANTE: na 1ª edição o título deste livro era LER E ESCREVER)
108 páginas
ISBN: 978-85-62689-53-6
Apresentação de Maristela Macedo Poleza (Arquiteta)
Prefácio de Sebastião Lauro Nau (Engenheiro)

LEIA UM TRECHO DO LIVRO
( arquivo .PDF - 14 pág.)


R$ 30,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)


Veja os preços para compras em quantidades maiores
(arquivo .PDF - 1 pág.)

#150


SOBRE O LIVRO



Neste 6º livro Ênio Padilha reúne 42 artigos e ensaios sobre o tema Valorização Profissional, publicados desde 1987 até 2010, além de alguns textos inéditos.
Os artigos estão organizados de maneira que os temas sejam abordados numa sequência encadeada de temas:
• Motivações para a escrita;
• Definição de Valorização Profissional;
• Características de Engenheiros;
• Dificuldades de iniciar-se na profissão;
• O sistema confea/Crea e sua Relação com os profissionais;
• As Entidades de Classe e as Lideranças Profissionais;
• O exercício profissional;
• Nossas intermináveis Brigas Internas.
Os temas são por si só relevantes e a abordagem do autor certamente convida os leitores à reflexão e à busca da discussão dos temas em maior profundidade.
A intenção do autor é motivar os profissionais, principalmente suas lideranças, no sentido de aprofundar essas discussões e enfrentar as questões abordadas (assumindo-se que sejam as mais relevantes)



SUMÁRIO



(Veja abaixo uma breve apresentação de todos os artigos e ensaios publicados no livro)



♦ Prefácio


Engenheiro Eletricista Sebastião Lauro Nau



♦ Ler e escrever


Artigo publicado em 1987 e que discorre sobre a necessidade de agir no mundo, assumindo as responsabilidades para as quais estamos preparados



♦ A cruzada


Artigo, resposta a um leitor, explica por que não posso deixar de falar sobre as questões que envolvem as entidades de classe e suas lideranças



♦ Valorização profissional


Este artigo e os seguintes correspondem à coletânea publicada em 2003 e que serviu de base para um dos Textos Referenciais do 7º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea



♦ Dignidade



♦ Realização



♦ Reconhecimento



♦ Segurança



♦ Futuro



♦ Por que é que a gente é assim?


Escrito em fevereiro de 2002, este artigo já pode ser considerado "famoso", pois foi publicado em centenas de jornais, revistas, websites e outros veículos de comunicação de entidades de classe, conselhos profissionais e escolas de engenharia. Apresenta uma explicação para o comportamento dos profissionais de Engenharia no mercado e na sociedade. Não encerra "a verdade" sobre o tema. Apenas uma das explicações que devem ser consideradas por quem esteja honestamente interessado em enfrentar e resolver este problema real.



♦ Carta a um engenheiro recém-formado


Meia dúzia de conselhos para um profissional recém-formado.



♦ Segunda carta ao engenheiro recém-formado (Capitalizar virtudes e defeitos)


Um segundo olhar sobre as características que os recém-formados costumam considerar como pontos fracos e que podem perfeitamente constituir pontos fortes. Fortíssimos!



♦ Por que odiamos tanto o Crea (1)


Esta sequência de artigos explora as considerações feitas pela maioria dos profissionais do sistema, geralmente motivadas menos pelos reais defeitos do Crea e mais pela sua comunicação inconsistente ou insuficiente



♦ Por que odiamos tanto o Crea (2)



♦ Por que odiamos tanto o Crea (3)



♦ Por que odiamos tanto o Crea (4)



♦ SOEAA – o nosso maior evento


A SOEAA é o maior evento do Sistema Confea/Crea. E já é realizada há quase 70 anos. Por que ainda não aprendemos a fazer isso direito?



♦ Odeio Política!


O artigo tenta mostrar que detestar a política e desprezar os políticos não aborrece os poderosos. Muito pelo contrário. Isto é tudo o que eles mais querem.



♦ Eleições no sistema CONFEA/CREA


Algumas considerações sobre as características particulares do tipo de eleição que temos no nosso sistema profissional (em quem se beneficia disto)



♦ Que tipo de líderes temos em nosso Sistema profissional?


Que tipo de perfil predomina entre os gestores das nossas entidades profissionais



♦ Felizmente a maioria das entidades não é assim


Um relato indignado sobre um episódio envolvendo uma "liderança" profissional.



♦ Nossas entidades de classe não são empreendedoras


Análise e discussão sobre um "efeito colateral" do Retorno dos 10% das ARTs para as entidades de classe



♦ Vale a pena participar de entidades de classe?


Sim. Vale a pena. Aqui tentamos demonstrar isso com alguns argumentos interessantes.



♦ Valor e responsabilidade do engenheiro e do arquiteto


O artigo mostra que somos responsáveis não apenas pelas obras que fazemos mas também pelas obras que não fazemos (e permitimos, por omissão, que sejam feitas por quem não sabe fazer direito)



♦ Carnaval, futebol, engenharia e arquitetura e a lógica de operação das nossas profissões


Como Engenheiros (nas construções) e Arquitetos (nos projetos de interiores) abriram mão de estabelecer um estilo próprio para trabalho, limitando-se a reproduzir o modus operandi dos que já ocupavam esse espaço antes deles



♦ Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!


Por mais que possa parecer fácil (para quem é arquiteto ou engenheiro) a noção de fácil ou difícil precisa ser melhor entendida por eles antes de conversar com seus clientes.



♦ Não é tão obvio quanto parece


Mesmo tema do artigo anterior. Discute-se a necessidade de observar as diferenças de perspectiva entre o cliente e o profissional, especialmente durante as negociações



♦ Engenheiros não são ouvidos (ou não se fazem ouvir?)


Por que, no Brasil, os engenheiros não são chamados para dar opinião sobre nada (nem mesmo em assuntos de engenharia)?



♦ Não sou um idealista!


O texto mostra que (1) ser idealista nem é tão bom assim; (2) todas as propostas devem ter consistência e exiquibilidade.



♦ É só uma idéia


Mas vale a pena dar uma olhada nisso.



♦ Devagar com o andor!


Discussão sobre a febre da falta de engenheiros no Brasil dos anos 2000



♦ Mais engenheiros, por favor!


É importante que os engenheiros de hoje não cometam os mesmos erros cometidos pelos engenheiros das décadas de 1950, 1960 e 1970... porque o tempo de vacas gordas pode não durar pra sempre.



♦ Luz de alerta para engenheiros e arquitetos


Engenheiros e arquitetos podem acabar levando as culpas quando as obras da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos começarem a se tornar problemas



♦ O que é que a engenharia e a arquitetura têm a ver com isso


Onde é que a Engenharia e a Arquitetura entram na questão das obras do PAC e do Programa Minha Casa Minha Vida?



♦ Dois engenheiros, oito milhões


Três coisas me aborrecem muito: Um, quando se faz apologia do sucesso de quem não estuda menosprezando ou descrevendo como tolo aquele que estudou; Dois, quando uma história sem pé nem cabeça é "vendida" como verdade absoluta só porque "deu na internet"; Três, quando engenheiros ou arquitetos são ridicularizados em público por alguém que nunca sentou num banco de faculdade de Engenharia ou de Arquitetura e, portanto, não sabe do que está falando....



♦ Parece mentira


A questão da Placa de Obra vista por outro ângulo



♦ Ser competente é um compromisso ético


A Ética Profissional vista pelo ângulo da utilidade mercadológica



♦ Engenharia e administração: um casamento por Conveniência


A importância que a Administração profissional tem para a Engenharia (e vice-versa)



♦ Água e vinho (nossas intermináveis brigas internas)



♦ Engenheiros e engenheiros



♦ O quinto mandamento


Os três últimos artigos deste livro estão conectados por três idéias importantes: 1) Arquitetura e Engenharia são duas profissões diferentes e praticadas por pessoas diferentes que tiveram formações diferentes e que, por conseqüência têm visões de mundo completamente diferentes; 2) Engenharia e Arquitetura são profissões interligadas pela realidade do dia-a-dia. Dependemos uns dos outros para garantir o sucesso do nosso trabalho. A interdisciplinaridade é uma marca forte da nossa realidade profissional. 3) Precisamos tirar o foco do nosso próprio umbigo (nosso sistema profissional e seu emaranhado de portarias, resoluções, e leis) e olhar para o mercado. É lá, naquele campo, que o jogo está acontecendo.






CRÉDITOS



texto:


Ênio Padilha



apresentação:


Maristela Macedo Poleza



prefácio:


Sebastião Lauro Nau



capa:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



foto na 4a capa:


Helena Loch



produção executiva:


Áurea Loch
Carolina da Silva
Ana Maria Drummond



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Ênio Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Juliana Pedroso



editoração eletrônica:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Carolina da Silva



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


893 Produções e Eventos



COMBO (quatro livros!)

PACOTE: QUATRO LIVROS
• MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA (R$ 45,00).
• ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQ. E ENG. (R$ 60,00)
• NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENG. E ARQ. (R$ 45,00)
• VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. (R$ 30,00)

Total: R$ 150,00 (ops! falhou a matemática! Não. É o preço especial para a compra do pacote com quatro livros. Aproveite!)

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#160

COMBO (quatro livros + Manual do Engenheiro Recém-Formado)

QUATRO LIVROS + MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO
• MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA (R$ 45,00).
• ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQ. E ENG. (R$ 60,00)
• NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENG. E ARQ. (R$ 45,00)
• VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. (R$ 30,00)
• MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADOL. (R$ 45,00)

Total: R$ 180,00 (Falhou a matemática, DE NOVO?! Não. É o preço especial para a compra do pacote completo. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#161

COMBO (quatro livros + Arquiteto 1.0)

QUATRO LIVROS + ARQUITETO 1.0
• MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA (R$ 45,00).
• ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQ. E ENG. (R$ 60,00)
• NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENG. E ARQ. (R$ 45,00)
• VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. (R$ 30,00)
• ARQUITETO 1.0. (R$ 45,00)

Total: R$ 180,00 (Falhou a matemática, DE NOVO?! Não. É o preço especial para a compra do pacote completo. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#162

COMBO TOTAL

TODOS OS LIVROS DE ÊNIO PADILHA (disponíveis)
• MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA (R$ 45,00).
• ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQ. E ENG. (R$ 60,00)
• NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENG. E ARQ. (R$ 45,00)
• VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. (R$ 30,00)
• MANUAL DO ENGENHEIRO RECÉM-FORMADO. (R$ 45,00)
• ARQUITETO 1.0. (R$ 45,00)

Total: R$ 210,00 (Meu Deus! A calculadora quebrou! Não. É o preço especial para a compra do pacote com todos os seis livros. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#163

PACOTE (10 exemplares do livro ARQUITETO 1.0)

10 exemplares do livro ARQUITETO 1.0
• ARQUITETO 1.0. (R$ 45,00)

Total: R$ 350,00 (Não. Não está errado o cálculo! É o preço especial para a compra do pacote com 10 exemplares. Aproveite!)

(verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#165

PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS

Tudo o que o Cirurgião Dentista Precisa Saber
CLARA PADILHA
ELI NAMBA

1ª ed. 2013 - 176 páginas
ISBN 978-85-62689-80-2

Apresentação: Clara Padilha (Cirurgiã Dentista, Balneário Camboriú-SC)
Prefácio: Daniel Bonotto (Professor Doutor em Odontologia, Curitiba-PR)

R$ 80,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#210


POR QUE LER?



O que o Futebol Americano nos EUA, o Rugby na Nova Zelândia e o MMA no Brasil têm em comum? Todos esses esportes, através da sua posição de popularidade nesses três países prestam um grande serviço não só aos seus torcedores, mas também à comunidade odontológica. Através destes esportes, o uso dos protetores bucais vem sendo disseminado. O trauma decorrente de atividades desportivas, embora imprevisível, pode muitas vezes ser prevenido, com um dispositivo que já provou ser a alternativa mais eficaz, eficiente e barata encontrada pela Odontologia - o protetor bucal customizado para o atleta.

A responsabilidade da Odontologia, através dos cirurgiões-dentistas, é fomentar o uso dos protetores bucais, em todos os esportes. Mas como fazer isso se, mesmo entre os profissionais da área, as dúvidas são frequentes?

Este livro vai prepará-lo para orientar corretamente todo paciente-atleta que estiver em seu consultório, para o uso do protetor bucal, com informações que contemplam desde o seu histórico, materiais mais utilizados, tipos de protetores bucais existentes, características dos protetores, influência dos protetores em indicadores fisiológicos, contra-indicações no uso dos protetores bucais, bem como a correta confecção destes, da moldagem até a entrega do protetor ao paciente e orientações de uso e manutenção.

Aproveite este manual para o cirurgião-dentista do esporte, referência constante para o dia a dia deste profissional.

OitoNoveTrês Editora







SUMÁRIO



• Prefácio (Prof. Dr. Daniel Bonotto) (10)

• Apresentação (Dra. Clara Padilha) (12)

1 HISTÓRICO (15)

2 MATERIAIS UTILIZADOS PARA CONFECÇÃO DE PROTETORES BUCAIS (21)

3 PROTETORES BUCAIS - CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO (29)
• Protetores Universais (tipo I) (38)
• Protetores Termoplásticos (Tipo II) (40)
• Protetores Customizados (Tipo III) (49)
• Protetores Customizados Laminados (Tipo IV) (51)
• Protetores Customizados Otimizadores (Tipo V) (53)
• Protetores Bucais Externos (Grades) (61)

4 CARACTERÍSTICAS DOS PROTETORES BUCAIS (63)

5 INCLUSÃO DE IMAGENS NOS PROTETORES BUCAIS (71)

6 ATITUDES E COMPORTAMENTOS DE ATLETAS, TÉCNICOS, PAIS E CIRURGIÕES-DENTISTAS EM RELAÇÃO AOS PROTETORES BUCAIS (73)

7 PROTETORES BUCAIS E INDICADORES FISIOLÓGICOS (83)

8 INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES (89)

9 CONFECÇÃO DO PROTETOR BUCAL CUSTOMIZADO (93)
• Tipo III (99)
• Tipo IV (105)

10 ENTREGA DO PROTETOR BUCAL CUSTOMIZADO AO ATLETA (109)

11 MANUTENÇÃO, ARMAZENAMENTO E HIGIENIZAÇÃO DO PROTETOR BUCAL ESPORTIVO (PBE) (111)

12 PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS "ALTERNATIVOS" (115)

13 PROTETORES BUCAIS 3D (117)

14 PERGUNTAS E RESPOSTAS - MITOS E VERDADES (119)

CONSIDERAÇÕES FINAIS (125)
• Agradecimentos (127)
• Referências (129)





CRÉDITOS



texto:


Clara Padilha e Eli Namba



ilustrações:


Autores diversos, identificados



apresentação:


Clara Padilha
(Cirurgiã Dentista, Balneário Camboriú-SC)



prefácio:


Rodrigo Bonotto
(Professor Doutor em Odontologia, Curitiba-PR)



capa:


Sílvia Nogueira



foto na 4a capa:


Top Line
Eli Namba



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski
Clara Padilha



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



Diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Carol Silva



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


Clara Padilha e Eli Namba



ISBN:


978-85-62689-80-2



ODONTOLOGIA DO ESPORTE

Um novo caminho, uma nova especialidade
ELI NAMBA - CLARA PADILHA
(organizadores)

1ª ed. 2016 - 372 páginas
ISBN 978-85-60023-16-5
Editora Ponto

Apresentação: Hilton Gurgel (Cirurgião Dentista, Msc, Natal-RN)
Prefácio: Edvaldo Rosa (Professor Doutor, Curitiba-PR)

R$ 320,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

#220


POR QUE LER?




A Odontologia do Esporte se tornou especialidade em 2015 no Brasil, apresentando um nicho que pode (e deve!) ser explorado pelos profissionais da área.

Celebrando esse marco da Odontologia a Editora Ponto lança o mais completo livro sobre o tema, com capítulos inéditos como, por exemplo, o trabalho do CUTMAN, doenças infecto-inflamatórias e alterações no tecido muscular, preparo e planejamento para o atendimento odontológico emergencial e pós-traumatismo, ortodontia lingual entre outros, além de documentos históricos e relatos de cirurgiões-dentistas de clubes nacionais.

Os autores continuam seu trabalho dentro da Odontologia do Esporte, já iniciado em seu livro dedicado apenas aos Protetores Bucais Esportivos, ampliando e aprofundando os conhecimentos dentro desta nova especialidade.

Além de um novo mercado de trabalho, é uma nova linha de pesquisa que engrandece a Odontologia e transformará a maneira que as equipes esportivas visualizam o cirurgião-dentista dentro do contexto esportivo. Aliada ao esporte a Odontologia pode se tornar ainda mais útil para a sociedade e contribuir cada vez mais para a construção do desenvolvimento humano.

Este livro caracteriza-se neste contexto como leitura obrigatória para os estudantes e profissionais da saúde que desejam se inserir neste meio, almejando maior participação nas vitórias de seus pacientes atletas!







SUMÁRIO



Capítulo 1 – Introdução à odontologia do esporte

Capítulo 2 – Fisiologia do exercício

Capítulo 3 – Imunologia e exercício

Capítulo 4 – Doenças infectoinflamatórias bucais e alterações no tecido muscular

Capítulo 5 – Traumatismo nos esportes

Capítulo 6 – Traumatismo alveolodentários no esporte

Capítulo 7 – Traumatismo orofacial no esporte

Capítulo 8 – Preparo e planejamento para o atendimento odontológico emergencial e pós-traumatismo

Capítulo 9 – Protetores bucais esportivos

Capítulo 10 – Protetores faciais para esporte

Capítulo 11 – A odontologia nas artes marciais - Cutman

Capítulo 12 – Etiologia da maloclusão

Capítulo 13 – A ortodontia e o padrão respiratório

Capítulo 14 – Ortodontia lingual como opção no esporte

Capítulo 15 – Dor orofacial e DTM em atletas

Capítulo 16 – Doença periodontal, manifestações sistêmicas e desempenho físico

Capítulo 17 – Doping e a odontologia do esporte

Capítulo 18 – Odontologia e nutrição esportiva

Capítulo 19 – Fisiologia das glândulas salivares e variações sialoquímicas durante a atividade física

Capítulo 20 – Fisioterapia e a odontologia do esporte

Capítulo 21 – A Acupuntura nos tratamentos da odontologia do esporte

Capítulo 22 – Reabilitação oral em atletas

Capítulo 23 – Considerações adicionais para o atendimento do atleta

Capítulo 24 – Prontuário Modelo para o Atendimento do Atleta





CRÉDITOS



texto:


Eli Luis Namba e Clara Padilha



ilustrações e imagens:


Autores diversos, identificados



apresentação:


Hilton Gurgel
(Mestre em Odontologia, Natal)



prefácio:


Edvaldo Rosa
(PhD, Curitiba-PR)



capa:


Helena Loch e Daiane Machado





projeto gráfico:


Daiane Machado



revisão gramatical
e ortográfica:


Giovanni Secco e Silvana Pisani



Diagramação:


Daiane Machado



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Editora Ponto



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


Eli Luis Namba e Clara Padilha



ISBN:


978-85-60023-16-5



#QUASEDENTISTA

#quasedentista: Manual do cirurgião-dentista recém-formado.

CLARA PADILHA, MARIA FERNANDA BELATTO e CAMILA KUHNEN
1ª ed. 2016 - 148 páginas
ISBN 978-85-67657-03-5

Prefácio: Roberto Caproni (Cirurgião-Dentista)

Leia as primeiras páginas (QUASE UM CIRURGIÃO-DENTISTA)
(arquivo .PDF - 20 pág.)


R$ 45,00 (verifique, abaixo, o custo de envio pelo Correio)

(ATENÇÃO: Consulte a editora para adquirir o livro em quantidades maiores)



#230


CRÉDITOS



texto:


Clara Padilha, Maria Fernanda Belatto e Camila Kühnen



ilustrações:


Nicole Souza e Ana Carolina Costa Borges



prefácio:


Roberto Caproni
(Cirurgião-Dentista)



capa:


Fabrício Pereira e Clarice Lopes



produção executiva:


Áurea Loch



projeto gráfico:


Márcio Shalinski



revisão gramatical
e ortográfica:


Bernadete Zucco



Diagramação:


Márcio Shalinski



revisão editorial:


Clara Padilha, Maria Fernanda Belatto e Camila Kühnen



fotolitos, impressão
e acabamentos:


Gráfica e Editora Pallotti



© Copyright
e direitos autorais
reservados na forma
da lei para:


OitoNoveTres Produções







SUMÁRIO



PREFÁCIO – Roberto Caproni


APRESENTAÇÃO - Quase um Cirurgião-dentista


#CENÁRIO DA ODONTOLOGIA

• De Onde Viemos?

• Onde Estamos?

• Para Aonde Vamos?


# ME FORMEI!

• Sua Carreira Começou Faz Tempo

• A Pressa É Inimiga da Perfeição

• O que o Empregador e a Sociedade Esperam de um Cirurgião-dentista Recém-formado?

• Em que Direção Posso Caminhar?

• Como Avaliar estas Possibilidades Considerando o Cenário Atual?


# FASES DA CARREIRA

• Primeira fase: Aprendizado

• Segunda fase: Coragem

• Terceira fase: Colheita


# APOSENTADORIA, SIM JÁ É HORA DE PENSAR NISSO!

• Previdência Social e Aposentadoria Especial

• Previdência Privada Vale a Pena?


# RECOMENDAÇÕES PARA O RECÉM-FORMADO

• Elabore um Plano de Carreira

• Aconselhe-se com Outros Profissionais da Área

• Dedique-se a Obtenção de Conhecimento Prático

• Entenda sua Posição na Cadeia Produtiva

• Monte uma Boa Biblioteca (na estante ou na nuvem)

• Estabeleça Parcerias

• Aprenda a Trabalhar em Equipe

• Remuneração Não É um Bom Critério de Escolha do Primeiro Emprego

• Remuneração Não É um Bom Critério de Escolha de Especialidade

• Respeitar a marca Odontologia

• Faça um Seguro

• Faça Exercícios Físicos e Cuida da sua Saúde


# MARKETING

• O que É Marketing? Quais as suas Ferramentas?

• Marketing na Odontologia

• Percepção dos Pacientes

• Costumer Relationship Management

• Segmentação de Mercado e Posicionamento Estratégico

• Possíveis Estratégias de Marketing na Odontologia

• A Revolução do Marketing Digital

• Sustentabilidade e Responsabilidade Social
• Marketing Pessoal

• Branding: Seu Nome é a sua Marca


# FINANÇAS PESSOAIS

• Dicas Importantes para o Recém-formado

• E se eu Resolver Investir, Quais as Opções?

• Entenda a Partir de Quando e Como Deve Ser Feita a Declaração de Renda

• Pessoa Física

• Pessoa Jurídica


# ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

• Como é que eu, no exercício da Odontologia, estou interferindo no futuro da minha profissão?

• Que ambiente profissional estou deixando de herança para os cirurgiões-dentistas que estarão se formando daqui a 20 anos?

• A Responsabilidade Técnica, Civil e Criminal do Profissionais


# SISTEMA PROFISSIONAL

• Quem é Quem? Quem Faz o Quê?

• Como o Profissional Recém-Formado pode se Beneficiar


# MÃOS À OBRA

• Onde Encontrar Oportunidades de Emprego?

• Dicas para Preparar o seu Currículo

• Como se Preparar para uma Entrevista

• Durante a Entrevista

• Softwares e Aplicativos que podem Auxiliar o Recém-Formado

• Análise SWOT

• Canvas


#AUTOCONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

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